04/04/2026
📢 Devir-Água: última exposição do projeto DESAGUAR inaugura em Vila Nova de Cerveira
🗓 Sábado, 28 de março, 16h00
Convento de S. Payo (Loivo), Vila Nova de Cerveira
A exposição “Devir-Água” inaugurou no sábado, dia 28 de março, às 16h00, no Convento de S. Payo, em Vila Nova de Cerveira. Integrada no projeto “DESAGUAR” e promovida pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), a mostra apresenta os trabalhos desenvolvidos por seis artistas em residências realizadas em São Miguel (Açores), Loulé e Vila Nova de Cerveira, propondo uma reflexão sobre a água enquanto matéria, pensamento e prática artística.
A curadoria é de Mafalda Santos, com a colaboração da restante equipa curatorial do projeto - João Serrão e Mirian Tavares (Loulé) e Jesse James (Açores) - e assinala um percurso que atravessou diferentes territórios e regimes hídricos.
Segundo a curadora da exposição, Mafalda Santos, “a exposição assinala o último momento da iniciativa, não como encerramento, mas como estado de transformação. Depois de os artistas percorrerem Vila Nova de Cerveira, São Miguel e Loulé - territórios atravessados por diferentes regimes hídricos e memórias sedimentadas – esta mostra situa-se num tempo intermédio, onde experiências, matérias e narrativas permanecem em circulação".
Reunindo os trabalhos de Patrícia Oliveira, Ana Maria Pintora, Bertílio Martins, Milita Doré, João Amado e Margarida Andrade, “Devir-Água” apresenta-se como um espaço de continuidade, onde experiências, matérias e narrativas permanecem em fluxo, atravessando territórios, memórias e urgências contemporâneas.
📌 A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e as Galerias de Arte Municipais de Loulé integram a RPAC – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea
📌 Apoio: República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes
#2026