30/05/2026
Isto é Moz Lambidas 🇲🇿🥹
AC!DENTE ENTRE TXOPELA E UMA MINE-BUSS RESULTA EM DANOS MATERIAIS AVULTADOS EM MICHAFUTENE, PROVÍNCIA DE MAPUTO:
O cruzamento de Michafutene, no Distrito Municipal de Marracuene, voltou a ser palco de um acidente de viação na noite desta sexta-feira.
O sinistro, que envolveu um triciclo de passageiros (vulgarmente conhecido como “txopela”) e um transporte semi-colectivo (“chapa 100”), resultou na destruição parcial de ambos os meios circulantes, embora, não se tenham registado vítimas humanas.
De acordo com os relatos colhidos no local junto de testemunhas oculares, o acidente terá sido provocado por uma manobra perigosa do condutor do txopela. Ao tentar atravessar a via, o motorista do triciclo terá cortado a prioridade ao “chapa 100”, que circulava no sentido Zimpeto–Marracuene pela Estrada Nacional Número 1 (EN1).
A gravidade do incidente é acentuada por fortes indícios de negligência: testemunhas afirmam que o condutor do txopela apresentava sinais visíveis de embriaguez no momento da colisão, factor que terá comprometido o seu discernimento e capacidade de reacção.
Apesar da vi0lência do impacto, que deixou os veículos com danos materiais avultados, não houve necessidade de assistência médica para passageiros ou condutores. Contudo, o acidente reacende o debate sobre a segurança naquele troço específico.
As autoridades policiais foram chamadas ao local para proceder à perícia e regularizar o trânsito, que sofreu ligeiros condicionamentos durante a remoção dos destroços.