30/04/2022
Update Manuel - Cirurgia desvio de septo
Depois da última análise com os ganhos provenientes do CAI (vejam o penultimo post de update), e alguma breve pesquisa na internet. Decidi que para otimizar a respiração do Manuel, seria necessário uma intervenção cirurgica bem invasiva. Decidi colocar um "bumper inlet" que direcionaria o ar para boca do K&N. Quais os ganhos esperados? Temperatura mais fria e por consequente aumento da pressão no coletor de adm
Mas a pergunta maior era: Onde fazer o furo e como seria o acabamento
Foi quando conversando com o abigo .garage ele me disse que tinha um acabento que ele usava no carro que não iria mais usar e disse que mandaria para mim se eu quisesse. Era simplesmente o mesmo acabamento que eu tinha imaginado no projeto quando fiz o desenho dele (por falar nisso vou ver quanto sai para replicar e começar a disponibilizar para vocês depois)
Depois que chegou, tive que repintar ele, aproveitei e lancei um black piano (antes era um fosco aspecto de plástico). E como papitos usava apenas colado com dupla face, tive que comprar os parafusos para suturar a cirurgia
Com tudo em mãos comecei a planejar a cirurgia. O primeiro que procurei foi o médico , especialista em colocar as coisas no lugar, mas a retifica dele estava sem o disco de corte. Foi quando conversando com o médico ele disse que consiguiria o equipamento para o procedimento. Marcamos uma data e lá estava eu para meter a serra copo no parachoque do carro
O procedimento foi simples, marcamos um local onde teoricamente o K&N estava direcionado, furamos com a furadeira e depois fomos dando acabamento com a retifica
O resultado não podia ser melhor, o duto que direciona o ar ficou exatamente na frente do elemento filtrante e o acabamento no parachoque ficou parecendo original, sem nenhum ressalto ou buraco
Resultado do melhor fluxo para o CAI? Vejam a última foto e tirem suas próprias conclusões (continua nos comentários)