edi.arteterapia

edi.arteterapia Conteúdo relacionado à Arteterapia e a Psicologia Analítica. Trocas, reflexões, cursos, compartilhamento.

As mandalas são muito utilizadas na Arteterapia como uma proposta diretiva cujo objetivo é trazer organização,  coesão b...
01/02/2026

As mandalas são muito utilizadas na Arteterapia como uma proposta diretiva cujo objetivo é trazer organização, coesão bem como um estado mais contemplativo.

As mandalas espontâneas são mais signif**ativas sob o ponto de vista da psique. As que visam somente serem preenchidas, como as de colorir promovem calma e podem promover percepções sutis sobre os níveis de tensão e dispersão presentes internamente.

As mandalas devem ser usadas com cuidado a fim de que não ocorra a banalização dos caminhos signif**ativos que ela pode apontar.

O cuidado com o outro começa no cuidado com você.Bom Domingo!
01/02/2026

O cuidado com o outro começa no cuidado com você.

Bom Domingo!

"A criatividade é a inteligência se divertindo." - Albert EinsteinSabe o que mais me encanta na arteterapia com idosos?V...
30/01/2026

"A criatividade é a inteligência se divertindo." - Albert Einstein

Sabe o que mais me encanta na arteterapia com idosos?

Ver pessoas que passaram décadas sendo sérias responsáveis, comportadas finalmente se permitindo criar.

A senhora que mistura cores "erradas" de propósito e ri.
O senhor que faz uma escultura abstrata e diz "nem eu sei o que é, mas gostei".
A paciente que pinta fora das linhas e comemora a liberdade.

A criatividade não envelhece. Ela apenas esperava permissão para voltar. E quando volta, traz junto alegria, espontaneidade e vida.

Hoje é sexta. Que tal fazer algo criativo sem objetivo e julgamento? Apenas pelo prazer de criar.

Sua criança interior agradece.

Quando foi a última vez que você pegou uma caneta e escreveu algo no papel? A ciência tem uma notícia importante: seu cé...
29/01/2026

Quando foi a última vez que você pegou uma caneta e escreveu algo no papel?

A ciência tem uma notícia importante: seu cérebro sente falta disso!

Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega descobriram que escrever à mão ativa o cérebro inteiro, enquanto a digitação ativa áreas muito menores.

Os benefícios comprovados não são poucos:

-Ativa o córtex pré-frontal (planejamento e tomada de decisões) e o hipocampo (consolidação da memória).

-Aumenta a conectividade nas bandas teta e alfa, relacionadas à memória de trabalho e aprendizagem.

-Crianças que escrevem à mão expressam mais ideias, escrevem mais rápido e mostram maior ativação das áreas de memória.

-A lentidão da escrita manual obriga o cérebro a sintetizar ideias, gerando processamento mais profundo.

Quanto à prática de diários os estudos mostram que quem pratica escrita terapêutica registra menos visitas ao médico relacionadas ao estresse, tem sistema imunológico mais forte e pressão arterial mais baixa.

Há uma diminuição dos níveis de cortisol e aumento da sensação de controle. Além de que
escrever 15-20 minutos por dia pode reduzir pressão arterial e melhorar funcionamento do fígado.

Pesquisas de James Pennebaker mostram que escrever sobre traumas melhora o sistema imunológico e reduz dias de licença médica e melhora aceitação de emoções negativas.

Que tal começar e sentir os benefícios dessa prática?

Reserve 15-20 minutos por dia e escreva à mão (não precisa ser bonito!)
Seja honesto consigo mesmo - ninguém mais vai ler.
Não se preocupe com erros de gramática.
Organize seu diário como desejar.

A solidão na velhice não é só sobre estar sozinho - é sobre se sentir invisível.Atendo idosos que moram com familiares, ...
29/01/2026

A solidão na velhice não é só sobre estar sozinho - é sobre se sentir invisível.

Atendo idosos que moram com familiares, mas se sentem profundamente sós. Porque estar no mesmo ambiente não signif**a ser VISTO.

O idoso que fala e ninguém escuta.
Que opina e é ignorado.
Que existe, mas não participa.
Esse é o tipo de solidão mais doloroso.

Como sociedade, precisamos rever:

→ Como incluímos idosos nas decisões familiares?
→ Quanto tempo dedicamos a CONVERSAR (não apenas cuidar)?
→ Valorizamos suas histórias ou as tratamos como repetição?

Combater a solidão na velhice é também combater a invisibilidade.

É perguntar: 'O que você acha?'
É esperar a resposta.
É considerar a opinião.
É tratar como pessoa, não como tarefa.

Presença vai além de estar perto. É estar JUNTO.

A depressão em idosos tem aumentado e precisamos compreender como os sintomas se manifestam. A depressão no idoso dá sin...
28/01/2026

A depressão em idosos tem aumentado e precisamos compreender como os sintomas se manifestam.

A depressão no idoso dá sinais diferentes dos quais normalmente conhecemos.Enquanto jovens verbalizam tristeza, idosos frequentemente apresentam:

• Queixas físicas constantes
• Irritabilidade
• Perda de interesse (não necessariamente tristeza visível)

SINAIS DE ALERTA:

→ Isolamento social progressivo
→ Descuido com higiene pessoal
→ Falas sobre 'ser um peso'
→ Desistência de hobbies antigos
→ Alterações no sono/apetite

Familiares e até profissionais podem normalizar esses sinais como 'parte do envelhecimento', o que é um equívoco.

NOSSA FUNÇÃO COMO PROFISSIONAIS:

• Investigar além das queixas físicas
• Escutar o não dito
• Encaminhar adequadamente
• Nunca minimizar o sofrimento

Que possamos ter um olhar atento e sensível para esses sintomas para um melhor atendimento que promova a qualidade de vida das pessoas idosas.

27/01/2026

Bom dia!Inicio a semana com esse post, para falarmos um pouco sobre materiais.É um assunto vasto, e poderíamos falar sob...
26/01/2026

Bom dia!

Inicio a semana com esse post, para falarmos um pouco sobre materiais.

É um assunto vasto, e poderíamos falar sobre linguagens e materiais sem nunca esgotar as possibilidades.

Essa é a " orquestra" que todo arteterapeuta precisa aprender a "reger". Cabe dizer que, na Arteterapia, por vezes, os caminhos se configuram sem a nossa intervenção, mas a escolha e o alinhamento das propostas cabem ao arteterapeuta.

Linguagem e materiais não são a mesma coisa, mas estão fortemente entrelaçados para que as configurações possam acontecer.

O campo expressivo f**a possibilitado quando podemos oferecer materiais e trabalhar com linguagens que conseguem estabelecer um caminho, porém, quem vai compor esse caminho, fazer as escolhas e se apropriar dessas relações é sempre o paciente.

Desejo que você tenha uma boa caminhada e que mergulhe nesse universo que são as linguagens e materiais!


Trabalho com sentido,  vale à pena!
24/01/2026

Trabalho com sentido, vale à pena!


O que é o cultivo do tempo nas nossas vidas? Temos tantas percepções distintas sobre o tempo, mas sabemos que somos nós ...
23/01/2026

O que é o cultivo do tempo nas nossas vidas? Temos tantas percepções distintas sobre o tempo, mas sabemos que somos nós que caminhamos com ele, e precisamos estabelecer alguns instantes lentif**ados.

Cultivar a atenção, a pausa, a contemplação nos faz ouvir no silêncio. Coisas importantes nos são ditas simplesmente quando prestamos atenção.

Muitas vezes f**amos cansados do excesso de falas, dos tempos rápidos e atropelados por produtividade,e nem sempre entendemos o porquê desses ritmos que nos absorvem e distorcem nossas percepções.

Começamos a trazer assuntos que denotam nossa saudade de um tempo mais dilatado com perguntas do tipo: como podemos ser mais felizes? Como podemos descansar melhor? Como podemos respeitar nosso tempo interior?

Essas perguntas são sintoma da ausência de todas essas coisas, de espaços que não nos damos mais. De repente, todas as tarefas pesam, as pessoas desejam mais estímulos e novidades e não conseguem prolongar as experiências. Aquelas experiências simples e aprofundadas de um tempo próprio.

Precisamos pensar sobre isso. As pessoas relatam exaustão, mas exaustão de que, do que e de quem? Talvez de nós mesmos, dos lugares que ocupamos mal e da ausência de profundidade de um tempo que é corrido e mal vivenciado.

Reflitamos.


Você já ouviu essa fala:"Não tenho mais idade para isso."Quantas criações foram silenciadas por essa frase?Na arteterapi...
23/01/2026

Você já ouviu essa fala:

"Não tenho mais idade para isso."

Quantas criações foram silenciadas por essa frase?

Na arteterapia, testemunho diariamente a coragem de quem resolve criar "apesar da idade". Descubro junto com eles: não existe "apesar."

A arte não pertence à juventude. Ela pertence a quem ousa expressar-se.

As mãos enrugadas carregam histórias que mãos jovens ainda não conhecem. E isso é potência, não limitação.

Que tal criar algo hoje? Não importa o quê. Importa o gesto de se permitir.


Endereço

Vila Velha, ES

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando edi.arteterapia posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para edi.arteterapia:

Compartilhar

Categoria