OSUSP Fundada em 1975, a Orquestra Sinfônica da USP atua como órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão

Fundada em 1975, a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP) atua como um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, e é responsável por desempenhar um importante papel no contexto universitário e no Estado de São Paulo. Em uma longa trajetória de excelência, a instituição tem como foco o incentivo ao acesso gratuito à música sinfônica e de câmara, buscando promover a interação en

tre os saberes produzidos dentro da universidade e a sociedade, de modo a estimular a educação e a cidadania através de temas, discussões e programações que trabalhem pautas relevantes para seu contexto.

18/04/2026

Homenagem a Olivier Toni hoje na Sala São Paulo com regência de Ricardo Bologna.



Já imaginou um ano inteiro de música que surpreende a cada apresentação? 🎶O catálogo da nossa  Temporada 2026 – Caleidos...
17/04/2026

Já imaginou um ano inteiro de música que surpreende a cada apresentação? 🎶

O catálogo da nossa Temporada 2026 – Caleidoscópio Sonoro já está disponível! Uma programação pensada para quem quer sentir, refletir e se conectar através da música.

O catálogo é digital, mas você também pode baixar e imprimir o PDF para ter sempre à mão, do seu jeito. 📄

Acesse, através do link na bio, acompanhe e venha aos concertos. A experiência ao vivo te espera. 💫

17/04/2026

🎶 CONCERTOS ESPECIAIS - HOMENAGEM A OLIVIER TONI 🎶

Com regência do maestro Ricardo Bologna, o concerto em homenagem a Olivier Toni na Sala São Paulo contará com uma programação muito especial!

- "Sound and Fury", de Anna Clyne
- "Estudo para orquestra", do homenageado Olivier Toni
- Trechos da "Suíte Vila Rica", de Camargo Guarnieri
- "Suíte do Pássaro de Fogo", de Igor Stravinsky

Venha ouvir essas grandes obras interpretadas pela OSUSP nesse sábado, dia 18 de abril, às 11h na Sala São Paulo.

INGRESSOS ESGOTADOS

🎶 CONCERTOS ESPECIAIS - HOMENAGEM A OLIVIER TONI 🎶Neste sábado, 18 de abril às 11h, a OSUSP realizará um concerto super ...
13/04/2026

🎶 CONCERTOS ESPECIAIS - HOMENAGEM A OLIVIER TONI 🎶

Neste sábado, 18 de abril às 11h, a OSUSP realizará um concerto super especial na Sala São Paulo. Trata-se de uma homenagem a Olivier Toni, figura importantíssima para a música brasileira, com uma grande influência como regente, educador e no desenvolvimento institucional da música no Brasil.

O programa se inicia com a intensa peça "Sound and Fury", da compositora Anna Clyne. Em seguida, uma obra do homenageado: "Estudo para orquestra", composta em 1993 por Olivier Toni. O programa também contará com "Trechos de Suíte Vila Rica", de Camargo Guarnieri, e finaliza com "Suíte de O Pássaro de Fogo", de Igor Stravinsky.

Os ingressos são gratuitos e poderão ser reservados a partir das 12h do dia 15/04 (quarta), através do site da Sala São Paulo!

🗓️ 18/04 - sábado
🕚 11h
📍Sala São Paulo
📎 Ingressos através do site da Sala São Paulo (a partir das 12h de 15/04)

🚨 Ingressos esgotados! 🚨Agradecemos muito a todos pelo interesse — estamos com casa cheia! 💛Mas atenção: alguns ingresso...
10/04/2026

🚨 Ingressos esgotados! 🚨

Agradecemos muito a todos pelo interesse — estamos com casa cheia! 💛

Mas atenção: alguns ingressos serão disponibilizados na porta, por ordem de chegada. Então, se ainda quer garantir seu lugar, chegue cedo! 🎶✨

10/04/2026

🎵 ESCULPIR O TEMPO III - PAISAGENS DA ALMA 🌫️

O Maestro Richard Kogima convida a todos para o nosso terceiro Esculpir o Tempo da Temporada 2026!

O repertório é repleto de história e sensibilidade. Começamos com "Abertura n° 1 em Mi menor", de Louise Farrenc. Depois passamos por Jean Sibelius com "O Cisne de Tuonela". Em seguida, "Sicilienne, de Pelléas et Mélisande", de Gabriel Fauré. E finalizamos com a grandiosa "Sinfonia n° 3 em Mi bemol maior" de Robert Schumann.

Não perca essa viagem magnífica, guiada por Richard Kogima!

🗓️ Sábado, 11/04
🕓 16h
📍Anfiteatro Camargo Guarnieri

🌫️ESCULPIR O TEMPO III - PAISAGENS DA ALMANo dia 06/04 às 18h, o maestro Richard Kogima vai conduzir o 3º Esculpir o Tem...
06/04/2026

🌫️ESCULPIR O TEMPO III - PAISAGENS DA ALMA

No dia 06/04 às 18h, o maestro Richard Kogima vai conduzir o 3º Esculpir o Tempo da Temporada 2026, Paisagens da Alma.

Com uma vasta experiência internacional e grande reconhecimento mundial, Richard Kogima será o regente desse concerto repleto de obras potentes e dramáticas.

”Abertura n°1 em Mi menor”, de Louise Farrenc, é uma obra do período romântico que constrói uma atmosfera eletrizante.

Jean Sibelius com "O Cisne de Tounela" transmite em música a saga épica Kalevala, na qual um cisne místico flutua por Tuonela, a cidade dos mortos.

”Sicilienne, de Pelléas et Mélisande”, composta por Gabriel Fauré, ilustra o único momento de felicidade vivido por Pelléas e Mélisande no teatro simbolista de mesmo nome.

Schumann teve em “Sinfonia n°3 em Mi bemol Maior” o grande marco de sua carreira e da sua concepção de música e temática.

Você poderá ouvir essas obras grandiosas sob a batuta de um maestro em crescente garantindo seu ingresso através do link na bio!

🗓️ 11/04
🕕 18h
📍Anfiteatro Camargo Guarnieri
📎Ingressos no link na bio

📣VAGA PARA ESTÁGIO EM JORNALISMO - OSUSP É estudante de jornalismo ou tem conhecimento na área e gostaria de atuar na Or...
01/04/2026

📣VAGA PARA ESTÁGIO EM JORNALISMO - OSUSP

É estudante de jornalismo ou tem conhecimento na área e gostaria de atuar na Orquestra Sinfônica da USP? Então se liga nessa oportunidade!

Estão abertas as incrições para a vaga de estágio em jornalismo na OSUSP! Se você se encaixa no perfil ou conhece alguém que possa se interessar, as incrições ficarão abertas de 31/03 até 07/04.

Para se inscrever basta acessar o formulário
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe6B5nQMOZOb3OPifoHtvll_7DYSg5AvTTMes1Qd3QWjMxlmA/viewform que também pode ser acessado através do link na bio!

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo email: [email protected]

Boa sorte🍀

🎵 MASTERCLASS COM RICHARD KOGIMANo dia 08/04, o Anfiteatro Camargo Guarnieri será palco de mais uma grande masterclass, ...
31/03/2026

🎵 MASTERCLASS COM RICHARD KOGIMA

No dia 08/04, o Anfiteatro Camargo Guarnieri será palco de mais uma grande masterclass, dessa vez com o regente Richard Kogima.

O maestro, premiado internacionalmente diversas vezes, atua também como solista, camerista, compositor, pianista e improvisador. Richard Kogima se destaca pela sua versatilidade e sensibilidade musical.

A masterclass nos convida a pensar o papel do artista no século XXI, além das possibilidades internacionais a partir do contexto brasileiro, reafirmando o potencial transformador da educação e da arte.

A atividade é destinada a regentes e alunos de regência. As inscrições poderão ser feitas através do link na bio!

🗓 08/04
🕓 16:00
📍 Anfiteatro Camargo Guarnieri
📎Link para inscrição na bio

26/03/2026

Nova Direção da OSUSP 🎶

A Orquestra Sinfônica da USP inicia um novo ciclo com a chegada do maestro Ricardo Bologna como diretor geral e artístico, ao lado do professor Alan Angeluci, que assume a vice-direção.

Ambos são docentes da Escola de Comunicações e Artes da USP e trazem uma trajetória sólida que une excelência acadêmica e atuação artística.

Ricardo Bologna é professor de regência e percussão no Departamento de Música da USP, além de atuar como diretor artístico e regente titular da Orquestra de Câmara da ECA / USP - OCAM. Foi timpanista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - OSESP por 26 anos, consolidando uma carreira de destaque na cena musical brasileira. Agora, assume a direção da OSUSP, contribuindo para fortalecer ainda mais sua atuação.

Alan Angeluci é professor doutor no Departamento de Jornalismo e Editoração da USP e foi, recentemente, reconhecido com o prêmio de Excelência para Novas Lideranças em Pesquisa na USP na área de Ciências Sociais Aplicadas. À frente da comunicação da OSUSP, traz sua experiência acadêmica e visão estratégica para ampliar o diálogo com o público e fortalecer a presença da orquestra.

Acompanhe nossas redes e venha fazer parte desse novo momento da OSUSP !✨

📻 FOGO ABRASADOR NA CULTURA FMNeste sábado, 21/03, a Cultura FM (103.3) transmitirá às 16h o concerto "Fogo Abrasador", ...
21/03/2026

📻 FOGO ABRASADOR NA CULTURA FM

Neste sábado, 21/03, a Cultura FM (103.3) transmitirá às 16h o concerto "Fogo Abrasador", da série Esculpir o Tempo, da Temporada 2025

Com regência de Érica Hindrikson e Amarildo Nascimento no trompete, como solista, a programação diversa conta com obras de Ravel, Fernando Morais e a vigorosa peça de Manuel de Falla - El Amor Brujo

Para relembrar esse encontro ou ter a oportunidade de ouvi-lo caso não tenha vindo ao concerto, sintonize na Cultura FM e aproveite este concerto marcante da nossa temporada passada

🗓 Sábado - 21/03
🕓 16h
📻 Cultura FM - 103.3

20/03/2026

🎹 ESCULPIR O TEMPO II - ENCONTRO COM BEETHOVEN 🎶

O Maestro Luis Gorelik e o Pianista Eduardo Monteiro, juntamente com a OSUSP, convidam a todos para um concerto inteiramemte dedicado ao genial Beethoven.

Eduardo Monteiro tocará, como solista, o Concerto para piano n.4, op.58 sob a batuta do Maestro Gorelik.

Ao longo da noite também ouviremos a Abertura Leonora n.3, op.72b e, por fim, a Sinfonia n.7, op.92.

Antes e depois do concerto, também teremos a presença da Feira Agroecológica de Mulheres no Butantã (parceria com a Incubadora USP de Cooperativas Populares) e da Editora da USP - EDUSP!

Esperamos todos vocês para esse concerto memorável!

🗓 Sábado (21/03), às 20h, no Anfiteatro Camargo Guarnieri

Ingressos esgotados

Endereço

R. Do Anfiteatro, 109
São Paulo, SP
05508-060

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 18:00
Terça-feira 09:00 - 18:00
Quarta-feira 09:00 - 18:00
Quinta-feira 09:00 - 18:00
Sexta-feira 09:00 - 18:00

Telefone

+551130913000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando OSUSP posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para OSUSP:

Compartilhar

Categoria