21/08/2016
Ola Caros amigos,
Várias pessoas vem me perguntando sobre a Fletir.
Bem, a Fletir está mais viva que nunca. Passa por uma pausa, um respirar, como as fases da lua está esvaziando neste momento.
Após 5 anos de intenso trabalho percebi que estávamos em uma condição "indigna".
No período de 2006 a 2013 construímos absolutamente quase tudo aquilo que uma Cia. de Dança e um Projeto Cultural necessita e almeja. E sou pura gratidão por isso.
Espetáculos consistentes; público formado; estrutura artística; estrutura técnica; e uma equipe de 18 médicos esportivos de excelência profissional (Seleção Brasileira e grande clubes). Mas ... nos faltava verba consistente e isso tem, e, deve ter um limite. Vi, sempre com muita tristeza, bailarinas necessitando dinheiro de pais, companheiros, tios, amigos .... o que não é algo incomum no meio artístico. Mas, em um projeto que deseja respeito, maturidade, dignidade, integralidade, de estar inteiro ... isso não é possível, não é cabível.
Em paralelo passamos por um processo difícil de câncer de mama de uma das bailarinas, Marília, que superou esse processo de forma brilhante e continua, com plena saúde, caminhando em sua trilha. Particularmente tenho muito orgulho e respeito por esse ser grandioso.
Pausa ! Precisávamos e precisava de uma pausa. Não foi fácil a decisão. Várias sombras rondaram a minha volta, mas foi a decisão acertada.
Desde o inicio de 2014 estamos em um movimento de des-cobrir um caminhos de auto-sutentação para Projeto. Que verbas que venham de leis de Incentivo fiscal ou editais sejam somente para contribuir a um desenvolvimento do Projeto. Muitas coisas já foram desenhadas ! ! !
Essa fase me lembra muito quando começamos a desenhar a equipe médica, que parecia uma utopia, mas uma utopia realizável!
A Fletir tem tudo pronto, como um circo, quando solucionarmos a questão de verba, o circo será montado novamente. E nossa menor preocupação é quanto tempo isso levará. Estamos tranqüilos, serenos e pacientes.
Lembremos que o movimento coreográfico, o espetáculo é importante, mas a Fletir vai além de belos espetáculos e movimentos virtuosos. Tudo aquilo que se movimenta interna e externamente na Fletir tem um contexto e sentido. O foco é, sempre foi, e, sempre será o “Processo comportamental e suas relações”.
Desejo que todos vocês estejam bem. Peço que enviem luz de sabedoria a nós para que possa nos iluminar e que, assim, logo estejamos operando ativamente a Fletir novamente.
Até breve queridos amigos,
Luís Cury