'O Nucleo' é gerenciado e dirigido por 3 coordenadores, sob a tutela da GareCultural. O Núcleo de Arte Contemporânea iniciou suas atividades no ano de 2002, com a proposta de qualificar a produção artística dos ateliês de uma escola de arte, estimulando e fomentando a produção e ampliando o campo de interesse dos jovens artistas. Nele os alunos com maior comprometimento e preparo são convidados a
participar de grupos de discussão com coordenadores e artistas experientes, recebem orientações a respeito de seu processo criativo e apresentam suas produções em exposições internas e externas. A partir de 2004, oNucleo é gerenciado pela Gare Cultural, que oferece suas salas e galeria para que os encontros e as experiências possam acontecer.