21/04/2024
Quando os padres holandeses aqui chegaram, a estrutura não era muito favorável para a realização das missões. Havia algumas casas simples e o convento Cristo Rei das monjas dominicanas. As necessidades eram muitas mas a espiritualidade também era grande.
No dia 22 de janeiro de 1939, pelas mãos do Pe. Jerônimo Vermin, realizou-se a bênção da primeira capela dedicada a Nossa Senhora do Sagrado Coração. O local era um prédio cedido pela Companhia Melhoramentos do Brás, que cedeu o espaço por tempo indeterminado. Local onde, hoje, f**a uma importante agência de Banco, na frente da Praça Sampaio Vidal.
Capela de Nossa Senhora do Sagrado Coração - Anos 40
Naquele mesmo ano, no dia 13 de novembro foi criada a Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração e, no mesmo dia, foram nomeados o pároco, Pe. Jerônimo Vermin e seus vigários Pe. Afonso Van de Crauf e Paulo Koop. Dias depois, no dia 26 de novembro, houve a cerimônia de posse e de instalação da Paróquia. Todos esses dados históricos estão registrados no livro Tombo da Paróquia, um importante documento que comprova a existência de uma instituição
Em 1945 começa a construção da primeira parte do Santuário. A construção começaria da frente da igreja até a torre. De qualquer lado da colina que se olhasse, poder-se-ia ver aquela imensa construção. Era lindo apreciar.
Já em 1949/1950 estava erguida a segunda parte do Santuário, caindo por terra a enorme divisória que separava as duas partes, f**ando no lugar um imenso espaço, que poderia ser visto pela primeira vez.
A colina onde está o nosso Santuário passou a ser chamada “Colina Sagrada” e tem o mesmo nível do marco zero da Praça da Sé. Na frente da torre está localizado um lacre de latão que marca o seu nível e ainda está protegido pela Prefeitura de São Paulo.