08/11/2019
FIM DA FEIRA INDEPENDENTE DE QUALQUER COISA
Prezados e prezadas Independentes.
É com imensa tristeza que comunicamos o fim da Feira Independente de Qualquer Coisa na Praça Saens Peña.
Nos últimos 3 anos brigamos com unhas e dentes para trazer para o nosso bairro um respiro de cultura, lazer e informação; lutamos para oferecer à Tijuca uma ocupação digna do nosso bairro.
Porém, o que sobrou para nós de disposição e garra, faltou ao poder público municipal em responsabilidade em simplesmente cumprir o seu papel (não iremos nos alongar sobre esse tema, já tratado na postagem de cancelamento do evento de outubro que vocês podem conferir neste link:
https://www.facebook.com/independentedequalquercoisa/photos/a.808256252614643/2417683778338541/?type=3&theater
----------------------
Foram 3 anos, 22 edições, mais de 60 atrações (entre música, dança, teatro, folclore e oficinas), mais de 40.000 pessoas de público passante, mais de R$ 2.000.000,00 movimentados diretamente pelos nossos pequenos empreendedores independentes.
A despeito do valor cultural, a despeito dos números, a prefeitura do Rio de Janeiro sempre se colocou de forma omissa e irresponsável na liberação do evento.
----------------------
Sendo assim, é com uma tristeza imensa que comunicamos o fim.
É triste pois sabemos que fizemos muito, mas principalmente que poderíamos ter feito ainda mais.
Perdemos todos: Nós como produtores, o criativo independente que deixa de ter um espaço para mostrar suas produções, o público que deixa de ter uma oferta gratuita de lazer e cultura, o bairro que perde financeiramente, e a cidade que –mais uma vez- perde uma produção local.
Enfim, é isso... Seguem abaixo alguns vídeos que expressam –um pouco- do que passamos.
Obrigado a todos e todas que estiveram conosco nessa caminhada, que apoiaram o projeto e acreditaram que a praça poderia –ainda que de forma breve- voltar a ser o que deveria ser: Um lugar de encontros.
Nos despedimos,
Independente de –quase- Qualquer Coisa.
Ps: Pedimos a todos e todas que compartilh este post. Se, por um lado não faremos maia a , por outro queremos (e exigimos) SIM que a Prefeitura se posicione... e isso só acontece quando ela se sente pressionada (sabemos por experiência própria)