Reciclarte ARTE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE

sensibilidade . consciência . atitude A natureza e as futuras gerações agradecem!

O Reciclarte é um projeto e serviço de arte-educação sustentável voltado para o público infantil, cujo objetivo é realizar, com a participação de todos os envolvidos, um ateliê interativo de reciclagem, artes e conscientização ambiental, explorando, em meio às atividades coletivas, nossos potenciais criativos e sensitivos e transformando para melhor a qualidade de vida no ambiente em que vivemos a

partir de uma iniciativa sustentável, de acordo com as atuais exigências da manutenção da vida, sociedade e natureza. Seguindo o lema ‘sensibilidade, consciência e atitude’, faremos um trabalho de valorização da necessidade coletiva e individual da atividade da reciclagem e do fazer artístico contemporâneo por meio de atividades lúdicas, sempre trazendo como proposta novos materiais “descartáveis” para serem resignificados dentro do contexto em que vivemos, respeitando o interesse e desenvolvimento de cada um. As atividades, além do fator artesanal e plástico, estão intimamente ligadas à outras linguagens e assuntos, como por exemplo: música, teatro, cinema, história, interação e preservação do meio ambiente, física, biologia, etc. São diferentes formatos, desde vivências diárias à aulas periódicas, com o objetivo principal comum da livre experiência, com foco na criança e na sua experiência idiossincrática em meio à atividades coletivas, educativas, lúdicas e sustentáveis, que visam promover a sua interação com o material em questão e suas próprias inspirações. Esse é um trabalho conjunto de transformação para melhor do espaço em que vivemos, sendo assim, a atitude de cada um faz toda diferença! Consciência + tempo = responsabilidade
REPENSAR, REUTILIZAR, RECICLAR!


“Muitas pessoas pequenas
Em lugares pequenos
Fazendo coisas pequenas
Podem mudar o mundo”

Eduardo Galeano

Dias atrás, Aurora veio fazer arte comigo e mergulhamos na magia da isogravura 🎨✨Essa técnica é uma adaptação das gravur...
08/09/2025

Dias atrás, Aurora veio fazer arte comigo e mergulhamos na magia da isogravura 🎨✨
Essa técnica é uma adaptação das gravuras tradicionais para o universo das crianças: em vez de matrizes de madeira ou metal, usamos o isopor para desenhar, passar tinta e imprimir no papel. O resultado é imediato, divertido e cheio de descobertas! 💜

Uma forma simples e encantadora de mostrar como a arte pode ser múltipla, repetida e reinventada a cada carimbo.

Hoje, 22 de agosto, celebramos o Dia do Folclore Brasileiro.Nossa cultura é viva e diversa: são mitos, lendas, cantigas,...
23/08/2025

Hoje, 22 de agosto, celebramos o Dia do Folclore Brasileiro.
Nossa cultura é viva e diversa: são mitos, lendas, cantigas, brincadeiras e saberes populares que atravessam gerações. O termo “folclore” vem do inglês folk-lore, que significa “sabedoria do povo”, e foi usado pela primeira vez no século XIX. No Brasil, a data foi oficializada em 1965 para valorizar e preservar nossas tradições.

Mas é importante problematizar: quais vozes estamos ouvindo quando falamos de folclore? Muitas histórias foram narradas a partir de uma ótica eurocentrada, apagando raízes indígenas, afro-brasileiras e de outros povos marginalizados. Além disso, nossa cultura popular também sofre com o consumo superficial — transformada em mercadoria ou lembrada apenas em datas comemorativas.

Que o Dia do Folclore seja um convite para reconectar com nossas origens, ouvir as comunidades que mantêm essas narrativas vivas e pensar em como podemos valorizar a cultura de forma crítica, respeitosa e inclusiva.
Porque preservar o folclore é também preservar a diversidade de saberes e modos de existir.

Alguns registros dos caderninhos feitos como avaliação da minha disciplina eletiva Laboratório de Criatividade e Inovaçã...
20/08/2025

Alguns registros dos caderninhos feitos como avaliação da minha disciplina eletiva Laboratório de Criatividade e Inovação.
Muito feliz com os resultados!

Quando me perguntarem o que é riqueza, vou mostrar essa foto aqui 💚Jabuticabas do quintal, sem agrotóxicos e com muuuito...
20/06/2025

Quando me perguntarem o que é riqueza, vou mostrar essa foto aqui 💚
Jabuticabas do quintal, sem agrotóxicos e com muuuito amor! Da jabuticabeira plantada pelo meu marido quando ele era ainda uma criança. Abundância é isso! Só gratidão por toda essa saúde e essa beleza ✨

Agora sim, o ano começou! E nada melhor do que iniciar com as mãos na massa – ou melhor, no papel! 📖✂️Realizamos uma ofi...
10/03/2025

Agora sim, o ano começou! E nada melhor do que iniciar com as mãos na massa – ou melhor, no papel! 📖✂️

Realizamos uma oficina de encadernação artesanal onde os alunos do Laboratório de Criatividade e Inovação - disciplina eletiva do CSANL - transformaram folhas soltas em cadernos únicos, resgatando o fazer manual e a escrita sensível como práticas reflexivas.

A encadernação artesanal não é só um ofício, mas um meio de expressão e experimentação criativa. E mais do que um caderno para as atividades da disciplina, essa criação se torna uma ferramenta para rascunhar ideias, registrar aprendizados, cultivar um espaço próprio para a imaginação ganhar forma e, quem sabe, começar a escrever o próprio futuro – uma página de cada vez 🙃

Já já vou soltar o reels dessa brincadeira que amei ministrar!

Limpando o celular, encontrei essas fotos de trabalhos lindos com reaproveitamento de papel e papelão executados pelas m...
02/01/2025

Limpando o celular, encontrei essas fotos de trabalhos lindos com reaproveitamento de papel e papelão executados pelas mestronas .amanda e .c para a mostra multidisciplinar da escola.
Tive que postar, rs 🙃🍀 Parabéns meninas, vcs arrasam!

✨A SUSTENTABILIDADE COMEÇA NO AUTOCUIDADO!✨Antes de iniciar uma lista do que deseja para 2025, convidamos você a fazer u...
29/12/2024

✨A SUSTENTABILIDADE COMEÇA NO AUTOCUIDADO!✨

Antes de iniciar uma lista do que deseja para 2025, convidamos você a fazer uma breve retrospectiva de 2024 e reconhecer e celebrar tudo o que viveu, revisitar os acontecimentos e as sensações e colher os aprendizados do ano. Ao fazer esse movimento, podemos ter mais clareza de onde estamos, do que está vivo a cada momento e então abrir espaço para o que desejamos semear, mudar ou manter em nossas vidas.

Na aba “Downloads” do nosso site (no link da bio), você pode baixar essas e outras perguntas e imprimi-las para ritualizar este final de ano com a escrita como um ato mágico. :)

Feliz 2025!

Arte de para a página de gratidão e colheita da 2024

Repostado de

Ontem adentramos o portal da primavera aqui no Hemisfério Sul, com o equinócio que aconteceu às 9h43. A palavra equinóci...
23/09/2024

Ontem adentramos o portal da primavera aqui no Hemisfério Sul, com o equinócio que aconteceu às 9h43. A palavra equinócio deriva do latim aequinoctium e significa “noite igual”, e nele o dia e a noite têm a mesma duração, pois o Sol está em ângulo equânime com a Linha do Equador terrestre projetada na esfera celeste, com ambos os hemisférios do planeta igualmente iluminados pelos raios solares.
O equinócio marca a entrada da primavera no Hemisfério Sul, mas essa estação não é definida da mesma forma em toda a região. Em lugares próximos à linha do Equador, há pouca variação da temperatura ao longo do ano. Os cursos da Terra podem ser percebidos de outras maneiras, como em períodos de seca e de chuva ou pelos ciclos reprodutivos e migratórios dos animais ou do florescimento de plantas.

Essa dança perfeita da Terra com o Sol, que distribui luz e calor ao redor da terra de forma rítmica, está sofrendo alterações em decorrência da ação humana (no capitalismo). No Brasil, estamos sentindo de forma intensa os efeitos das mudanças climáticas já em andamento. Olhar para o que está acontecendo com o nosso mundo, nossa Terra, nos causa muita dor e medo. Sentimos muito por todos os seres que estão sofrendo diante da seca e da queimada e ao imaginar que ainda tem muito por vir. Sabemos que muitas pessoas sensíveis estão também assim.

O discurso apocalíptico não constroi, ele paralisa. Mas precisamos olhar com coragem para a realidade, na qual o colapso climático já está dado. O que podemos fazer agora é trabalhar para que seja menos sofrido, mais justo, mais colaborativo, com melhores escolhas coletivas e individuais, que garantam uma vida o mais digna possível para o maior número de seres possível.

Precisamos resistir contra a narrativa da distopia, da desistência, da pulsão de morte que o patriarcado colonial branco oferece como única elaboração para essa realidade desesperadora.

Como já disse Deleuze, “O Poder requer corpos tristes. O Poder necessita de tristeza porque consegue dominá-la. A Alegria, portanto, é a resistência, porque ela não se rende. A alegria, como potência de vida, nos leva a lugares onde a tristeza nunca n

Alguns registros da Feira de Educação e Tecnologia, que aconteceu no último domingo lá no espaço Terraço Ilha no  🌟✨Foi ...
13/09/2024

Alguns registros da Feira de Educação e Tecnologia, que aconteceu no último domingo lá no espaço Terraço Ilha no 🌟✨
Foi uma alegria enorme fazer arte sustentável com essa galerinha! Obrigada a todos pela presença 💚♻️🥰

Mês da criançada tá chegando e com ele muita coisa boa, aguardem! 🙃

Endereço

EStrada DO RIO MORTO
Rio De Janeiro, RJ
22783210

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Reciclarte posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Reciclarte:

Compartilhar