15/09/2020
Em meio à acalorada discussão sobre os prós e os contras do ensino remoto, eu e meus alunes da Escola de Engenharia de Produção resolvemos partir para um experimento, cujo objetivo é tornar a rede social mais propícia à difusão de conteúdos educativos e culturais. Particularmente, sempre me alinhei aos críticos do tipo de comunicação predominante na internet: fragmentada, irresponsável, narcisista, enfim, uma massa que mistura, no mesmo feed, exibicionismos vários, pensamentos interrompidos, militância política (de alto ou baixíssimo nível), pequenos poemas, posts que machucam o idioma, experimentos artísticos e comércio, muito comércio! No entanto, surgiu este corpúsculo ameaçador, um impossível que rompeu as barreiras do possível, e estamos restritos, justamente, às interações digitais. Bem irônico, esse vírus! Na universidade, vamos precisar reinventar muito, então vamos começar?