03/12/2021
📣 NOTA OFICIAL DA DIRETORIA DO CINE CLUBE MACAÉ.
🔶🔶. PARTE 01 🔶🔶
👉 O Cine Clube Macaé, fundado em 1964, foi construído por iniciativa do Empresário Visionário Aroldo Costa, que realizou uma movimentação na cidade para que as pessoas fossem sócias e empenhasse dinheiro na construção desse grande empreendimento cultural e social da cidade de Macaé.
👉 O Cine Clube teve sua época de ouro, além da gigantesca sala de projeção, o espaço funcionava como um centro cultural, com cursos, palestras e apresentações. Com o passar dos anos, ficou difícil manter o espaço somente com a arrecadação dos sócios e com o desenvolvimento das novas tecnologias audiovisuais, os equipamentos tornaram obsoletos e o alto custo de readaptação e manutenção levou o espaço a vivenciar um período de declínio, sendo fechado em 1998 e o último filme exibido foi “Titanic”.
👉 Uma chama se acendeu quando, em 2007, foi elaborada uma parceria entre a Petrobrás e a Prefeitura de Macaé, a fim de recuperar o espaço. Com um investimento de aproximadamente R$20 milhões na época, o projeto de revitalização e manutenção pretendia transformar o antigo prédio em um novo espaço cultural com aproximadamente 1600 metros quadrados.
👉 A princípio a gestão do espaço seria dividida entre a Fundação Macaé de Cultura, Petrobras e a própria Associação do Cine Clube de Macaé, mas em 2015 a Petrobrás, devido a crise, paralisou a obra deixando muito pouco para ser finalizado, e manifestou a intenção de encerrar a parceria com a devolução das chaves para Prefeitura de Macaé que não aceitou.
👉 Este impasse vinha se estendendo, até que em Janeiro de 2021 os sócios se reuniram em assembleia e elegeram uma nova Diretoria, que vem trabalhando arduamente com objetivo de reabrir este maravilhoso espaço para os cidadãos macaenses.
👉 Hoje não existe mais o convênio com a Petrobrás, restando apenas o convênio entre o Cine Clube e a Prefeitura de Macaé, que por sua vez manifesta que não tem como assumir no momento o espaço e pretende encerrar o convênio. Mas tem dado todo apoio à nova diretoria.