27/09/2025
Na última sexta-feira (26/09), realizamos uma atividade muito linda na Comunidade Quilombola Pesqueira e Vazanteira de Croatá. Nós recebemos os alunos do IFNMG-Pirapora para uma caminhada na mata, junto com seu Arnaldo e dona Enedina. Ambos pescadores, vazanteiros e lideranças do Quilombo, que possuem uma relação de ser e existir neste território seguindo os caminhos das águas.
No período da baixa das águas, eles plantam no lameiro. Quando as águas sobem, no período das chuvas, migram para a parte mais alta do território. Caminhar pelo rio foi compreender a dimensão de um território de águas, mas também os atravessamentos que muitas vezes inviabilizam a permanência desse povo na beira-rio, que resiste e se relaciona de forma única com o São Francisco.
Essa caminhada nos aproximou da luta, da diversidade, da expressão cultural, da identidade e do modo de viver e se relacionar com a paisagem do rio.
Depois da mata, recebemos também os alunos do IFNMG-Januária. As duas escolas se juntaram à comunidade para assistir a uma sessão Cine Barranco, com curadoria de filmes realizados no território pelo Coletivo e também por amigos. Teve a nossa pipoqui, pipoca com óleo de pequi, e uma prosa boa sobre como as narrativas nos atravessaram e seguem conosco.
Encerramos o encontro à mesa, em partilha, com a comida abundante preparada por Cau e Dora, mestras da cultura alimentar do Quilombo.
A sessão foi linda!
Agradecemos à comunidade Quilombola do Croatá pela acolhida, aos parceiros que contribuíram: Ponto de Cultura Centro de Artesanato de Januária; Emater Januária; IFNMG Campus Pirapora; IFNMG Campus Januária e Prefeitura Municipal de Januária.
São momentos como este que reafirmam a força do cinema, sua capacidade de criar encontros e reverberar potências. Cada dia mais acreditamos:
cinema é encontro, cinema é sertão. 🎬
📸