12/06/2024
Oficina Saberes do Samba de Bumbo, no Museu da Energia
No próximo dia 15 de junho, às 8h, o Grupo Samba de Bumbo de Itu apresentará a terceira de uma série de 04 oficinas voltadas para a formação do grupo de Samba de Itu, aberta à comunidade e público em geral.
No encontro ministrado pelo Educador João Mário, além da presença de Natalina Pereira, Mestra anfitriã do Grupo Samba de Bumbo de Itu, teremos a participação de Maria do Carmo Sudário e Luiz Carlos Sudario, integrantes do Samba de Roda da Dona Aurora - Vinhedo.
O Grupo Samba de Roda da Dona Aurora é um dos mais antigos e tradicionais grupos de Samba de Roda, constituindo-se em uma das manifestações populares do universo do Samba Rural Paulista. Formada inicialmente com familiares de Dona Aurora Sudário, tradicional benzedeira de Vinhedo/SP, os dançadores se defrontam com os tocadores, formando um bloco que vai e vem conforme a movimentação do grande bumbo, que comanda a brincadeira.
É um grupo familiar que realiza seu festejo tradicionalmente nos meses de junho ou julho, com uma festa para São João, São Pedro e Santo Antônio. A família faz uma procissão no bairro da Capela em Vinhedo, passando de casa em casa, a fim de realizar o levantamento dos três mastros para os santos. A procissão termina na antiga casa de Dona Aurora, onde servem um lanche aos participantes e em seguida dão início ao Samba de Bumbo. Além da sua festa tradicional, o grupo Samba de Roda de Vinhedo também costuma participar dos festejos de outros grupos tradicionais de Samba de Bumbo do interior paulista.
As oficinas são presenciais e gratuitas. Vagas limitadas!
Acesse o formulário de inscrição no LINK DA BIO:
SERVIÇO:
Oficina Saberes do Samba de Bumbo
Onde: Museu da Energia - Rua Paula Souza, n° 669, Itu/SP.
Quando: 15 de junho/2024
Horário: 8h às 12h
Em caso de dúvidas, envie mensagem de Whatsapp para Felipe Brito (11) 99784-3262 ou email para [email protected].
…………..
O Projeto Samba de Bumbo de Itu foi viabilizado pela colaboração da Fundação Energia e Saneamento e do Museu da Energia de Itu, com apoio da emenda parlamentar da deputada estadual Monica Seixas (PSOL).
̃opaulo |