O Grupo PLUS Artes Cênicas foi criado em 2014, inicialmente idealizado por Ícaro de Oliveira e Hudson Rocha, e surge a partir de ideais coletivos de artistas itarantienses ativos em outros grupos e movimentos culturais, mas que almejavam tanto uma maior independência, visibilidade e reconhecimento de seus trabalhos, bem como se capacitarem em busca de profissionalização, unindo-se na militância em
prol do fortalecimento e enriquecimento do cenário artístico regional, ao mesmo tempo em que solidificassem sua identidade enquanto grupo. Ao longo desses dois anos de existência, o PLUS tem mantido vínculos com outros grupos conterrâneos, como o Grupo de Teatro Adorart e o Grupo de Teatro Diadema de Pedra, e vem estabelecendo relações produtivas com grandes parceiros. A participação de dois dos membros no FESTTO 2014 (Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni), no espetáculo “Banzo. A Força de um Povo”, pelo Grupo de Teatro de Diadema, e as experiências envoltas a ela são tidas como um divisor de águas, já que desde então, os demais membros do grupo tem se organizado para também participarem de festivais e eventos similares que oportunizam capacitações através de grandes profissionais, além da interação com outros artistas de diversos lugares do país. Outra parceria com o Diadema possibilitou a apresentação do espetáculo autoral “A Fogueira” na quinta edição do FESTTO, em 2016, trazendo consigo uma bagagem de peso, com conhecimentos adquiridos em edições anteriores e na vivência diária dos mesmos. Trabalhando propostas cênicas tradicionais e contemporâneas de baixo custo, o grupo tem abordado diversos temas de cunho social e incitado reflexões voltadas ao entendimento de questões humanas através de espetáculos que fizeram parte da programação de Festivais, Mostras Culturais, Jornadas Pedagógicas, Gincanas e outros eventos. O grupo também tem priorizado oficinas teatrais e de dança que atendem um público infanto-juvenil, contribuindo para a descoberta de novos talentos, oportunizando a disseminação de valores sociais e culturais através da parceria com o Programa Mais Educação, onde em conjunto com o público alvo do projeto nasceram várias intervenções temáticas passando por um processo criativo, construtivo e colaborativo, além de participações em eventos e apresentações que tem marcado o calendário municipal. Com a popularização do PLUS e o reconhecimento de suas atividades, os membros passaram a ser convocados para assumirem direcionamentos artísticos em eventos como a Gincana Anual do CENSA, o Show de Talentos do CEMLS e o IEKULTURA, estando à frente de grupos no processo criativo e no aprimoramento de várias apresentações de teatro e dança, além de se envolverem na produção de eventos como Arte na Praça, Coreoart, dentre outros, conquistando espaços e estando diretamente ligados à cultura regional. O próximo passo do PLUS Artes Cênicas é elaborar o projeto que culminará no Festival de Teatro do Médio Sudoeste da Bahia, oportunizando a outros artistas do território as vivências experimentadas pelo grupo em outros lugares do país.