Fundado em 21 de abril de 1914, por um grupo de esportistas liderados por Antônio Xavier da Silveira, o Iraty Sport Club é um dos Clubes mais antigos do Paraná. O time, que na década de 90 ficou conhecido como Azulão, devido à cor do seu uniforme. No dia 1º de maio de 2002, conquistou o seu primeiro título de Campeão Paranaense, entre os oito clubes que disputaram o certame sem a participação dos
clubes de Curitiba. Histórico em Competições Oficiais
- De 1960 a abril de 1962 participou da Divisão Extra de Profissionais;
- Em 1961 fez sua melhor campanha quando decidiu com o C.A. Ferroviário, de Curitiba, o título de Campeão da Região Sul do Paraná;
- Em 1991 retornou ao profissionalismo disputando o Campeonato Paranaense da Divisão Intermediária;
- Em 1993 foi Campeão do Campeonato Paranaense da Divisão Intermediária;
- Em 1994 foi Campeão do Grupo B; terminando com a 5º colocação do Campeonato Paranaense.
- Em 1995 ficou com a 11ª colocação do Campeonato Paranaense.
- Em 1996 esteve licenciado;
- Em 1997 terminou invicta a 1ª fase do grupo B. Em 8 jogos, venceu 5 e empatou 3, classificando-se em 2º lugar para o octogonal final, terminando com a 5º colocação do Campeonato Paranaense.
- Em 1998 foi considerado o Campeão do Interior, ficando em 4º no Campeonato Paranaense.
- Em 1999 ficou com a 11ª colocação do Campeonato Paranaense, caindo para a Segunda Divisão do Campeonato Paranaense.
- Em 2000 foi Vice-Campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense, voltando a disputar em 2001 a 1ª Divisão do Campeonato Paranaense.
- Em 2001 ficou com a 6ª colocação do Campeonato Paranaense, com o terceiro ataque mais positivo e o vice–artilheiro do campeonato Itamar com quatorze gols. E com a 24ª colocação do Campeonato Brasileiro da Série C.
- Em 2002 conquistou o tão sonhado título do Campeonato Paranaense, o Campeonato Paranaense de Juniores e a 12ª colocação do Campeonato Brasileiro da Série C.
- Em 2003 ficou com a 5ª colocação do Campeonato Paranaense, com o segundo ataque mais positivo. Campeão Copa Tribuna Juniores e Campeão do Torneio Internacional Juvenil (Rolândia- PR),terminou com a 75ª colocação do Campeonato Brasileiro da Série C e com a 59ª colocação da Copa do Brasil.
- Em 2004 ficou com a 4ª colocação do Campeonato Paranaense e com a 5ª colocação do Campeonato Brasileiro da Série C. Teve a sua 1º partcipação na Copa São Paulo de Futebol Junior, Campeão Copa Tribuna Juniores e teve também a sua 1º participação no Torneio Internacional realizado no Uruguai
- Em 2005 ficou com a 3ª colocação do Campeonato Paranaense,com o segundo ataque mais positivo e o artilheiro do campeonato Tiago com dez gols. E com a 55ª colocação do Campeonato Brasileiro da Série C.
- Em 2006 ficou com a 8ª colocação do Campeonato Paranaense, e o artilheiro do campeonato Leandro com dezoito gols. Ficou com a 32ª colocação da Copa do Brasil.
- Em 2007 ficou com a 12ª colocação do Campeonato Paranaense.
- Em 2008 ficou com a 5ª colocação do Campeonato Paranaense.
- Em 2009 ficou com a 6ª colocação do Campeonato Paranaense.
- Em 2010 ficou com a 3ª colocação do Campeonato Paranaense,recebendo o Título de Campeão do Interior. Teve ainda o terceiro ataque mais positivo. Com isso, ganhou o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da Série D em 2010 e a Copa do Brasil em 2011.
- Em 2012 no Campeonato Paranaense, o Iraty fez uma das piores campanhas da sua história, venceu apenas 1 partida de 22 disputadas e acabou sendo rebaixado.
-Em 2016, o Iraty voltou aos gramados e disputou a 3ª divisão do Campeonato Paranaense, conseguindo a segunda colocação e conquistando o acesso para a 2ª divisão.