Escutei falar em Capoeira no litoral gaúcho (Quintão), praia em que fui algumas vezes, levado por um amigo e sua família, em meado de 1993, mas na época com pouco conhecimento, apenas sabia que era uma luta e não tinha a mínima ideia de como e o que tinha nesta luta. Passando alguns anos, por volta de 1996 pelo mês de Maio (aproximadamente) a Capoeira chegou na Morada do Vale I, na cidade de Grava
taí no Rio Grande do Sul. Iniciou-se um trabalho de Capoeira na época pelo Instrutor Gigante (aluno de Mestre Celso, que era responsável pela Capoeira dentro do Grupo Oxóssi na cidade de Cachoeirinha), a notícia correu o bairro e as aulas foram ministradas no ginásio do CIEP, tomou uma proporção enorme e assim foi por alguns meses, até o Instrutor Gigante abandonar por motivos pessoais e assim assumindo na época outros alunos do Mestre Celso (Entre eles, Sombra, Pinéla, Fafi, Fujão), que também ficaram pouco tempo no local. Meados de 1997, partindo em busca de algum local para treinar, conheci na época Instrutor Grilo, também aluno de Mestre Celso ministrava um trabalho no Centro Social Urbano na cidade de Cachoeirinha, onde permaneci até 1999, onde procurei o Sombra, que ministrava um trabalho em Cachoeirinha na Granja Esperança na sede Fase 4. Então em 2000 Sombra, iniciou trabalho na sede Unidos do Vale na Morada do Vale 1 e deixou a sede, meses depois por motivos pessoais, em 2001 assumi o trabalhando dando segmento as aulas por um período, neste momento procurei a Jo Ligeirinha, que me encaminhou para o Mestre Índio. Fiquei diretamente com Mestre Índio até meados de 2006, onde me desliguei do Grupo Oxóssi e junto com o Sombra, fundamos o Grupo Canavial, e no final de 2007 deixei o Grupo Canavial e parti para um novo caminho, onde após algum tempo de conversa com Instrutor Antônio (na época CAPOARTE), apresentou-me ao Mestre Gororoba, que então me recebeu como seu aluno e desde então permaneço até a presente data, sendo esta a minha pequena caminhada dentro da Capoeira.