24/09/2016
Você já parou para pensar por que temos tantos escândalos de corrupção?
O economista Milton Friedman uma vez analisou um país e seus escândalos de corrupção. Dizia ele que a alíquota de impostos cobrada por funcionários da alfândega costumava variar de acordo com o "agrado" liberado, requerer uma licença junto ao governo sempre exigia uma dose de "amizade e camaradagem" com o fiscal.
Lembra o Brasil, não é? Mas Friedman estava falando da Inglaterra do início do século XIX. Como o nosso país, a Inglaterra tinha um estado que insistia em ditar cada aspecto da vida dos seus cidadãos.
Com tantas dificuldades, não tardou para a venda de facilidades ser um negócio tão lucrativo que se criavam entraves apenas para poderem cobrar mais “pedágios”.
Conseguir um monopólio era tão lucrativo que empreendedores se viram tentados a esquecer o consumidor, e simplesmente agradar aqueles que concediam monopólios e licenças.
Isso tudo acabou quando os liberais passaram a pautar o debate público e diminuíram o tamanho do estado. Afinal, como Friedman observou, "quem corromperia um agente público em busca de uma licença para uma indústria se você não precisa dela para funcionar?".
Os países com menos liberdade econômica são os países com mais corrupção. Não é coincidência! Não há melhor ferramenta para inescrupulosos praticarem os seus malfeitos do que um estado que está envolvido em tudo.
Para resolver isso, uma das minhas propostas é reduzir o número de leis burocratas, permitindo que apenas os empreendedores possam focar em agradar o povo, e apenas o povo.
Você pode demonstrar agora seu apoio à liberdade. Uma está a um voto de distância. Use o nosso filtro na foto do perfil: http://bit.ly/2csfI2X