Tô de Boa

Tô de Boa O Tô de Boa é um projeto que visa gerar oportunidades de desenvolvimento cultural, social, artístico e de renda na Cidade Industrial de Curitiba.

Venha saber mais!

CarpintariaHoje é dia de falar sobre a última oficina. E encerramos com chave de ouro, já que vamos falar sobre a oficin...
20/12/2022

Carpintaria

Hoje é dia de falar sobre a última oficina. E encerramos com chave de ouro, já que vamos falar sobre a oficina de carpintaria.
Vale destacar que a ideia dessa oficina surgiu durante os trabalhos da oficina de construção civil, pois uma obra é feita tanto de cimento quanto de madeira.
Proposta pela própria comunidade, a oficina desempenhou um papel importante na discussão e implementação de moradias auto construídas na região. Entre os temas abordados durante a oficina estão a importância dos equipamentos de proteção individual na carpintaria; ferramentas e maquinários básicos; organização e segurança do trabalho; elaboração de orçamento para obras; quantidade, pesos e medidas usuais da carpintaria e conhecimento de materiais básicos para construção de edificações em madeiras.
A forte adesão de mulheres na oficina de carpintaria se materializou em diversas realizações comunitárias pela ocupação. Uma visita na região e já era possível observar uma roda de alunas trabalhando. Dentre essas obras, o destaque foi a construção de uma cozinha comunitária.
Estar em um lugar adequado para o preparo do alimento, construído pelas próprias mãos, e para todos e todas é o melhor resultado que essa oficina poderia alcançar.
Obrigado estudantes e professores!!



**aspr




Oficina de Manutenção de Bicicletas Em uma das nossas primeiras visitas a região do Sabará, ainda em fase de montagem da...
19/12/2022

Oficina de Manutenção de Bicicletas

Em uma das nossas primeiras visitas a região do Sabará, ainda em fase de montagem das oficinas, foi notado que a bicicleta era um meio de transporte muito forte na região. Era, e ainda é muito frequente ver pessoas indo ao trabalho e voltando para casa utilizando esse modal.
Também é possível observar jovens pedalando e fazendo manobras. O famoso GRAU!. Porém, o que aconteceria se um pneu ou câmera furassem, ou um freio estivesse desregulado, ou a corrente precisasse de um óleo? Uma visita a uma bicicletaria seria necessária. Mas, e se além das manobras essa galera também aprendesse a arrumar a própria bike?
Foi esse o mote da oficina de mecânica de bicicleta.
Pedalar, fazer manobra e realizar a manutenção da própria bike.
, 44 anos, empresário social da e oficineiro, ressalta essa característica da ação. “Recebemos jovens com bicicletas com problemas mecânicos e fomos consertando e trocando peças. Montamos e centramos as rodas”.
Uma das ações aconteceu na associação de moradores e contou com a doação de bicicletas paradas de um condomínio próximo aqui da região. Posteriormente em aula, as bicicletas passaram pela manutenção junto com os jovens e foram doadas aos participantes.
Ysmael Correia, 14 anos, foi um dos alunos da oficina. “Gostei bastante. Aprendi a consertar e ainda ganhei uma bike”.
Seja para dar o rolê no fim de semana, ir à escola, ou ao trabalho, agora, se a bike apresentar algum problema, deixa que eles mesmo arrumam.
Mobilidade urbana e direito a cidade são questões que todos e todas devem ter acesso, por isso a importância dessa oficina dentro do Tô de Boa.



**aspr






Hoje é dia da oficina de embelezamento!Atrás apenas dos Estados Unidos, o Brasil já é o segundo maior mercado de estétic...
07/12/2022

Hoje é dia da oficina de embelezamento!

Atrás apenas dos Estados Unidos, o Brasil já é o segundo maior mercado de estética do mundo. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e cosméticos (ABIHPEC), de 2014 a 2019, esse segmento cresceu 567%. Nestes cinco anos, o número de profissionais da área aumentou de 72 mil para mais de 480 mil. Isso porque, segundo pesquisa da mesma associação, o consumidor brasileiro acredita que produtos desse segmento são indispensáveis para seu bem-estar.
E nas periferias da cidade, esse tipo de empreendimento é um dos mais populares. Em todo canto existe um salão de beleza ou uma barbearia. Alguns, até mesmo, atendem nas próprias casas. E como os cursos de aperfeiçoamento são caros, muitos aprendem trabalhando ou desistem. Segundo Tiago da Conceição, 17 anos, a oficina é uma boa oportunidade para aprender a profissão e gerar uma renda extra. “É um dinheiro a mais que entra para ajudar no dia-a-dia da família.”. Ele ressalta também o caráter formativo da oficina. “Tudo o que aprendemos aqui é para nos prepararmos para o mercado de trabalho. Quem sabe posso montar meu próprio negócio com o que aprendi aqui”.
Cosme Claudinei, 20 anos, que foi um dos professores e mora no bairro, conta que a oficina foi muito bacana para os jovens da região, pela possibilidade de ser uma alternativa de trabalho. “É uma ótima oportunidade para as pessoas que querem aprender e que não tem emprego fixo. Além de ter sido muito bom para mim, que pude passar meus conhecimentos e aprender com eles também.”.
Deixar o cabelo na régua, passar aquele esmalte bonitão, ou fazer aquela trança nagô para o fim de semana representa muita coisa. É formação de identidade. Como diz o diretor do documentário “deixa na régua”, Emílio Domingues: “O cabelo é uma linguagem, um discurso narrativo, que aproxima pessoas, fortalece grupos e mexe com aquela vaidade boa. E legal é ver a expressão profissional de tesouras e máquinas nas mãos, inscrevendo suas artes nas cabeças.”

Agora, no Sabará, temos muitos artistas da tesoura.



**aspr




Oficina de Produção AudiovisualPor muito tempo, produzir informação foi monopólio dos grandes conglomerados de mídia. Ne...
29/11/2022

Oficina de Produção Audiovisual

Por muito tempo, produzir informação foi monopólio dos grandes conglomerados de mídia. Nesse tipo de arranjo comunicativo, era muito comum que regiões periféricas da cidade fossem vistas apenas como locais violentos.
Foi com o lema “um celular na mão e uma ideia na cabeça” que a oficina de produção audiovisual trabalhou. Um celular na mão para contar a própria história.
Os estudantes puderam conhecer e debater como se dá a construção de narrativas audiovisuais, como por exemplo Storytelling. Aprenderam a manusear equipamentos de produção e gravação de imagens, como câmeras DSLR, microfones e equipamentos de iluminação, construir roteiros, produzir, gravar e editar vídeos e podcasts.
A aluna Victoria Martinez, de 17 anos, conta que para fazer uma boa entrevista agora sabe que é preciso pesquisar antes. “Ter aprendido que antes de fazer uma entrevista preciso fazer um roteiro e estudar o tema da entrevista... isso é importante”.
De origem venezuelana, ela diz que a experiência durante a oficina foi muito boa e gostaria que outras pessoas pudessem ter também. “têm muitas pessoas que gostariam de adquirir esse conhecimento, mas não tiveram a oportunidade de fazê-lo gratuito. Ter uma oportunidade dessa aqui no bairro é muito importante porque são cursos gratuitos que ajudam jovens a se ocuparem em coisas que no futuro vão servir para eles”.
O oficineiro Guilherme Pires, ressalta que foi trabalhado a complexidade da comunicação em ambientes de plataforma. “Muitos influenciadores querem que a gente ache que eles são naturais e que não são produzidos. Tudo isso para se criar um ambiente de proximidade. Não é bem assim. Há muita produção e pesquisa nesses canais. Precisamos saber o que consumimos nesses ambientes”.

Vicky, que entrou no curso apenas por curiosidade e para ocupar o espaço ocioso das tardes, acabou gostando tanto que até considera trabalhar com isso no futuro. “Sou grata por ter tido a oportunidade de participar do projeto e de ter um professor muito bom que tinha paciência para explicar o conteúdo. “com certeza é algo no qual posso me formar profissionalmente”.
**aspr

Construção civilNa Ocupação Nova Primavera, temos um bairro para construir. E mesmo com todas as dificuldades, o bairro ...
16/11/2022

Construção civil

Na Ocupação Nova Primavera, temos um bairro para construir. E mesmo com todas as dificuldades, o bairro cresce. O dia todo se escuta barulhos de construção. Enxada e pás virando massa, serra cortando piso, martelo sendo batido... tudo isso já faz parte do cenário da região.
Esse é o caso de Márcio Rodrigues de Souza, professor da oficina de construção civil aqui no projeto Tô de Boa. Morador da região, que assim como muitos que vivem ali construiu sua casa na ocupação com as próprias mãos. Pedreiro a vida toda, agora quer passar os conhecimentos que adquiriu no dia-a-dia sobre alvenaria, ferragem, elétrica e hidráulica para os estudantes. “Para mim é motivo de orgulho ter tido a oportunidade de passar um pouco do que sei. Tem alunas, inclusive, que já estão até ganhando dinheiro com isso”.
Michele da Silva Farias, 27 anos, é uma dessas alunas que aproveitaram o conhecimento adquirido durante a oficina para aprender uma nova profissão. “Na oficina eu aprendi a fazer desde a fundação de uma obra até o acabamento”. A aluna ressalta que foi por meio do que aprendeu durante às aulas que reformou a própria casa e tem ajudado na construção da comunidade.
Construir o que é nosso, aprender uma profissão e lutar por dignidade. Foi esse o mote dos últimos quatro meses, segundo Márcio. “Estar de boa é estar aqui trabalhando e aprendendo uma profissão”.

É isso, Márcio. Estamos todos e todas de boa compartilhando histórias e conhecimento.

✌🏽🌱✨

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD Brasil
Ministério da Justiça e Segurança Pública
NEPSD PR
Governo do Estado do Paraná
Prefeitura de Curitiba


Arte urbanaNos últimos meses a arte tomou conta da Ocupação Tiradentes, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).São aluno...
12/11/2022

Arte urbana

Nos últimos meses a arte tomou conta da Ocupação Tiradentes, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
São alunos e alunas da oficina de Arte Urbana, que ao longo desses últimos quatro meses aprenderam técnicas de pintura em mural, serigrafia, palheta de cores, discutiram sobre proporção em desenho e tudo mais o que esse movimento artístico possibilita.
O professor da oficina, Júnior Moreira , morador da região, faz questão de ressaltar essa característica do projeto. “Isso de trazer oficineiros do bairro é super importante porque possibilita uma identificação maior. Eles não são só alunos ou alunas, são meus irmãos. Frequentamos os mesmos locais, passamos nas mesmas ruas e isso cria um sentimento de família em torno da oficina”.
A estudante Luiza Graciana Souza, 14 anos, que no início não se identificava tanto com a oficina, agora fala com entusiasmo das atividades desenvolvidas. “Gostei de conhecer e misturar as cores e aprender os letreiros”.
Tulasi Rodrigues Ávila, 12 anos, diz que de todas as coisas que aprendeu durante a oficina, e que vai levar com ela para o resto da vida, é a capacidade de imaginar outros mundos possíveis.
Por fim, Júnior lembra das pessoas que tornaram isso possível. “o agradecimento mais que especial vai para o monitor Diego Torres , que me acompanha na associação desde que eu era um jovem desses. Ao e ao , que deram aulas em módulos especiais e que permitiram descobrir novos caminhos na arte”.

Assim como Luiza, que está feliz em cursar a oficina, “o Tô de Boa para mim é tudo. É onde fico feliz”, nós do projeto também estamos, pois temos vocês como alunos e alunas, e um oficineiro incrível.
✌🏽🌱❤️🎨🖼

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD Brasil
Ministério da Justiça e Segurança Pública
NEPSD PR
Governo do Estado do Paraná
Prefeitura de Curitiba

E hoje é o dia da oficina mais delícia de todas. Dia daquela oficina que só de ver já dá vontade de saborear tudo o que ...
10/11/2022

E hoje é o dia da oficina mais delícia de todas.
Dia daquela oficina que só de ver já dá vontade de saborear tudo o que foi produzido ao longo desses meses.
Sim... estamos falando da oficina de Gastronomia.

Do doce ao salgado. Da modelagem a precificação e, por fim, da organização de cozinhas comunitárias. Tudo isso fez parte do conteúdo programático da oficina de Gastronomia, ministrada por Estela Lúcia Tavares Chef Estela Tavares ,29 anos.
Porque saber fazer é importante, mas tanto quando produzir, valorar corretamente o que se produz, e saber se organizar é tão valioso quanto. Para Estela, o maior desafio da oficina foi justamente esse: “nem é tanto ensinar a fazer pão ou bolo (o que é importante também), ou modelagem de doces, que se aprende no dia-a-dia, mas sim o de saber precificar os produtos então produzidos”. Por isso, ela ressalta a importância dos temas transversais do projeto, como o da economia solidária. “Aqui, a comunidade é muita unida. Muito solidária. Eles sabem que trabalhar em grupo é melhor do que cada um caminhar sozinho”.
A aluna Diemely Caroline Diemely Kobachinsck , 26 anos, que já se arriscava na cozinha antes, sai da oficina mais confiante e animada para reproduzir o que foi aprendido. “Já até comprei um forno para fazer as coisas em casa. Agora vou comprar a batedeira e depois os outros utensílios”. E completa: “por mim, se tivesse a oficina todo dia seria ótimo. A professora é incrível”.

Nós sabemos disso, Diemely. A Estela é uma ótima professora mesmo.
🥰💖🧁🍰🎂🍪🥮🍩

Agradecemos também a monitora .i.ane ❤️

✌🏽🌱
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD Brasil
Ministério da Justiça e Segurança Pública
NEPSD PR
Governo do Estado do Paraná
Prefeitura de Curitiba


Como vocês já sabem, o Tô de Boa se estrutura ao redor de dez oficinas profissionalizantes e ao longo dos próximos dias ...
08/11/2022

Como vocês já sabem, o Tô de Boa se estrutura ao redor de dez oficinas profissionalizantes e ao longo dos próximos dias iremos apresentar cada uma delas para vocês. E começamos com os nossos futuros atores e atrizes da Oficina de Teatro.
Nesses últimos meses o ator e oficineiro, Wandy Willians Silva Ferreira, 23 anos, estudante de licenciatura em teatro pela FAP, procurou trabalhar com os estudantes aspectos lúdicos de um espetáculo, como apreciação, reflexão e prática artística, mas também a importância da linguagem teatral na formação do ser. Nesse sentido, a oficina se tornou, também, um instrumento de participação política, social e cultural.
Segundo ele, “o teatro, em si, incentiva a transformação das formas de fazer e organizar a sociedade”. Para Wandy, essa linguagem possibilita uma transversalidade com outras áreas. “Ele incita uma faísca que se pegar ninguém segura”.
Um dos alunos, Matheus Cristiano dos Santos, 16 anos, conta que estão produzindo uma peça como trabalho final, mas não pode dar spoiler: “Olha, o que eu posso falar assim, né, porque eu não quero dar muito spoiler do que vai acontecer, é que a gente tá preparando uma peça e eu espero que pelo menos as pessoas que vão ver gostem bastante”.
Por fim, o estudante comemorou o fato de as oficinas acontecerem perto da sua casa, algo não muito comum em Curitiba. “Eu acho muito legal. Acho muito importante, na verdade, porque isso nunca tinha acontecido, pelo menos no tempo que eu moro aqui, então eu achei muito interessante”.
Quem aí está ansioso para ver esse espetáculo final?

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD Brasil
NEPSD PR


O tô de Boa é um projeto que contempla muitas mãos.É da GUAYÍ, Organização da Sociedade Civil de Interesse público, que ...
08/11/2022

O tô de Boa é um projeto que contempla muitas mãos.

É da GUAYÍ, Organização da Sociedade Civil de Interesse público, que executa o projeto; é do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD Brasil; é do ; é da Secretaria Nacional de Política Sobre Dr**as (SENAD); é da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP-PR); do Núcleo Estadual de Politicas Sobre Dr**as do estado do Paraná (NEPSD PR) e, claro... de todas e todos os moradores da região do Sabará.
Samara Feitosa, socióloga e coordenadora geral do projeto enfatiza a importância de tais parcerias: "Quando pensamos em políticas públicas, é sempre necessário frisar que elas só acontecem com a participação e compromisso de todos os envolvidos. A sinergia precisa acontecer, então os parceiros institucionais são importantes, tanto o PNUD, o ministério da justiça, o núcleo de políticas sobre dr**as. Mas tanto quanto eles, a participação de toda a comunidade envolvida é fundamental."E complementa: "É só assim que podemos pensar em mudanças significativas. Que elas saiam, de fato, do papel e alcancem a vida real".

Vamos Juntos!

Equipe do projeto Tô de Boa faz a primeira visita na comunidade do Sabará, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).No mês...
08/11/2022

Equipe do projeto Tô de Boa faz a primeira visita na comunidade do Sabará, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
No mês de fevereiro, Bruno K**b, representante da Guayí, na função de Coordenador de articulação comunitária do projeto e a equipe de analistas, estiveram no território do Sabará com o objetivo de conhecer a região, dialogar com as lideranças e escutar os moradores da comunidade. Após intensa caminhada e longas conversas, ficou definido que o projeto iria se estruturar ao redor de dez oficinas profissionalizantes.
Conforme definido anteriormente pela instituição, Núcleo Estadual de Politicas Sobre Dr**as NEPSD PR , Secretaria Nacional de Políticas Sobre Dr**as (SENAD), Ministério da Justiça e Segurança Pública e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD Brasil, o público-alvo do projeto é o de jovens, com idade entre 12 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social.
Segundo K**b, essa conversa foi importante porque o principal objetivo do projeto é o de construir junto com a comunidade: “a aproximação com as lideranças e juventude possibilitou, nesta escuta, identificar quais oficinas faziam sentido de serem executadas", completa Knoob. "Isso fez muita diferença na definição e também oportunizou identificar oficineiros que tivessem identidade com a comunidade; ainda nestas conversas e visitas foram aparecendo parcerias comunitárias e institucionais que viabilizaram espaços permitindo a descentralização das oficinas, apoios ao projeto e otimização destes espaços, muitos deles em desuso".
Bom estar junto das pessoas e poder compartilhar anseios e necessidades desse bairro tão acolhedor que é o Sabará, isso é o Tô de Boa.


**aspr

sespparana


Na última quinta-feira, dia 07/07/2022, o projeto Tô de Boa realizou o segundo encontro do Seminário de Formação dxs ofi...
12/07/2022

Na última quinta-feira, dia 07/07/2022, o projeto Tô de Boa realizou o segundo encontro do Seminário de Formação dxs oficineirxs. Um dia muito produtivo onde foram apresentados os conteúdos e metodologias dos temas transversais com as seguintes pautas: metodologia de registros e avaliação dxs oficineirxs e educandos; comunicação e visibilidade das oficinas; projeto sobre as lutas comunitárias e também as transversalidades e cronogramas do projeto.

Foi uma ótima oportunidade para debatermos e construirmos juntxs um direcionamento de conteúdos necessários e indispensáveis dentro do projeto.

Tem muita coisa boa acontecendo e muita coisa boa que ainda vai acontecer, fiquem ligadxs!!!!

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD Brasil
Governo do Paraná
Prefeitura de Curitiba
NEPSD PR
Secretaria de Segurança Pública do Paraná
Ministério da Justiça
Cas Divina Misericórdia
DonaCida Sabará
Associação Moradias Sabará 1

Olha que bacana, no dia 24/06, aconteceu mais um Seminário de Formação do Projeto Tô de Boa!  Dessa vez o encontro foi v...
28/06/2022

Olha que bacana, no dia 24/06, aconteceu mais um Seminário de Formação do Projeto Tô de Boa! Dessa vez o encontro foi voltado à integração dxs novxs membrxs (analistas e oficineirxs) e teve como principal pauta a organização das oficinas no território, suas dinâmicas e fluxos. Xs oficineirxs puderam socializar com toda a equipe suas propostas de trabalho e suas expectativas com relação aos resultados do projeto. Falamos também sobre o desenvolvimento das relações interdisciplinares e atividades coletivas que buscam reforçar a criação de laços e pertencimento entre todas e todos os participantes do projeto.

Entendemos a importância dessas trocas, pois o projeto está sendo pensado com muito carinho e cuidado para atender da melhor forma os jovens envolvidos.

Agora é oficial, as oficinas vão começar!!!!
Se liga nas nossas redes que tem muita coisa boa acontecendo.

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD Brasil
Governo do Estado do Paraná
Prefeitura de Curitiba
NEPSD PR
Secretaria da Segurança Pública do Paraná
Casdm
Associação Moradias Sabará 1
Ocupação Tiradentes

Endereço

Curitiba, PR
81450660

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Tô de Boa posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Tô de Boa:

Compartilhar

Categoria