27/05/2021
Para a etapa de , farei a da dos ou 5 Sensos. Já ouviu falar dela?!
É importante que uma pessoa que queira organizar sua vida material, emocional ou mental saiba um pouco sobre ela.
Se tudo no possui um fluxo é porquê é organizado. Organize-se e identifique de forma funcional o que é ou não útil.
(*Observação: isso serve para coisas, pessoas¹ e emoções)
Os é uma metodologia desenvolvida pelo professor em 1950 no para combater o desperdício e ajudar a reerguer um país destruído pela guerra.
Tem o foco na promoção da disciplina, segurança e produtividade.
Cada pessoa tem sua própria"bagunça", mas já tentou organizar a sua "bagunça" e diminuir a dependência de outras pessoas para realizar ou pensar as coisas?
1º_Senso - Seiri –
Algo útil é algo que tem uso, propósito.
Perceber que algo não é mais útil permite a renovação e a liberação de espaço, aumenta a fluidez de energias e de atividades. Pergunte-se: O que preciso? O que poderei fazer com isso? O por que eu guardo essas coisas/sentimentos?
2º Senso - Seiton –
Organizar os itens dispondo-os de forma a obter mais fácil acesso ao que é mais utilizado, e de maneira lógica para que nada caia sobre a sua cabeça.
3º Senso - Seiso –
Um ambiente limpo e perfumado torna-se mais agradável (depois falarei de essências ou perfumes que auxiliam a acalmar, concentrar, meditar etc...). Neste passo, limpamos todas as coisas para podermos guardar o que foi classificado, separado e organizado.
4º Senso - Seiketsu –
Organizar e guardar as coisas de forma a facilitar a organização posterior, criar um padrão de locais onde se guarda documentos e objetos facilitará para que qualquer pessoa que precise mexer, localize os itens sem a necessidade de revirar tudo para achar.
5º Senso Sh*tsuke – .
Responsabilize-se. Suas obrigações, são sua responsabilidade sua criação também por isso, mantenha o que você arrumou organizado e, se preciso for, faça um cronograma para limpeza, organização e meditação.