O Teatral Grupo de Risco em seus 28 anos de atividades ininterruptas, produziu mais de 30 espetáculos, entre adultos, infanto-juvenis e de bonecos, além de documentários e programas de televisão, fomentando um trabalho profissional de artistas movidos por interesses e objetivos de criação comuns e pautado sobretudo nas questões mais profundas sobre a identidade cultural sul-mato-grossense. O compr
omisso já consolidado com questões importantes da sociedade transformou o grupo em um centro de referência tanto no desenvolvimento de pesquisas de linguagens estéticas quanto na execução de projetos culturais e trabalhos sociais envolvendo a arte. Muito além do desenvolvimento de pesquisas sobre nossa formação histórica, de linguagem, de busca por novas dramaturgias e de reflexões sobre o trabalho do ator, o Teatral sempre ressaltou em seus trabalhos a sua preocupação com outras esferas da sociedade, além das artísticas. Esta preocupação e consciência de que a arte é instrumento de inclusão e de cidadania o levou a executar mais de 10 projetos culturais e sociais sobre meio ambiente, prevenção e saúde, para populações de baixa renda, assentamentos rurais, mulheres em situação de violência. Alguns deles são reconhecidos nacionalmente como projetos modelos, tais como o Prevenindo com Arte e Mulheres em cena, financiados pela Unesco e Ministério da Saúde. Desde 2001, seus trabalhos extrapolam os limites geográficos do Estado, conquistando os palcos e as ruas de países da América do Sul, tais como no Chile, com a apresentação “Quem matou Zefinha?”, considerado o melhor espetáculo 3° Encuentro Internacional del Teatro Zicosur Pedro de La Barra /2001, Argentina e Paraguai permitiram ao grupo apresentar Dois perdidos numa noite suja, espetáculo que recebeu elogios por parte da critica. Além dos festivais internacionais, o grupo já representou Mato Grosso do Sul em diversos festivais nacionais e ganhou inúmeros prêmios. Em MS, o grupo já conseguiu conquistar um público cativo com seus trabalhos de qualidade.