Acabou o Pó

Acabou o Pó Comédia do autor Daniel Porto que conta o cotidiano de duas donas-de-casa do subúrbio carioca. Teatro Dulcina, 6 a 28 de janeiro, dom e seg, às 19h..

ATÉ BREVE!Amigos, o que era doce acabou-se e encerramos a temporada antes do previsto. As energias estranhas não estão d...
09/02/2019

ATÉ BREVE!

Amigos, o que era doce acabou-se e encerramos a temporada antes do previsto. As energias estranhas não estão dando folga neste verão carioca e uma virose pegou em cheio o ator Celso Andre (Kelly).

Por enquanto, não há nenhuma perspectiva de retomada de temporada, mas se a roda girar e oportunidades aparecerem volta a rolar aquele tête-à-tête da Nena e da Kelly. Sempre entre um café e outro, é claro.

Um muito obrigado a todos os que nos prestigiaram e nos apoiaram ao longo das temporadas no Teatro Candido Mendes e Teatro Dulcina.

Hasta la vista, babies!

PARABÉNS PARA DULCINA DE MORAES!!!Hoje, 3 de fevereiro, queremos dividir com vocês a celebração pelo aniversário de Dulc...
03/02/2019

PARABÉNS PARA DULCINA DE MORAES!!!

Hoje, 3 de fevereiro, queremos dividir com vocês a celebração pelo aniversário de Dulcina de Moraes, uma das maiores atrizes do teatro brasileiro. Nascida em 3 de fevereiro de 1908, Valença, RJ, era filha de Átila e Conchita de Moraes, um casal de atores, e desde criança atuava nos espetáculos da companhia de seus pais.

Ainda adolescente, fez a sua primeira protagonista no teatro, na peça 'Lua Cheia', de Leopoldo Fróes, dono da companhia teatral homônima, considerada a maior do país à época. Depois disso emendou um trabalho ao outro nos palcos, chegando mesmo a fazer sucesso na América latina, Espanha e Portugal.

Em 1934, fundou com o marido, Odilon Azevedo, a companhia Dulcina-Odilon, e protagonizou 'Amor, de Oduvaldo Vianna. A peça teve supervisão artística do dramaturgo e é considerada um marco na sua evolução como atriz.

A atriz e seu marido abriram em 1935 o Teatro Regina, o primeiro nome do nosso palco histórico, o Teatro Dulcina, onde protagonizou diversos espetáculos e administrou maravilhosamente o espaço até vendê-lo em 1977 para o governo federal.

No teatro da Cinelândia, o público assistiu aos primeiros shows do Projeto Pixiguinha, temporadas emblemáticas como o Teatro Cacilda Becker, Tonia-Celi-Autran, e também novos talentos do teatro, como o grupo Astrúbal Trouxe o Trombone, já nos anos 80.

Nas dependências desse teatro, Dulcina fundou o Federação Brasileira de Teatro (FBT) e ministrava aulas de artes cênicas, tendo lançado muitas atrizes e atores, entre elas Nicette Bruno. A FBT foi transferida para Brasília em 1972, quando Dulcina mudou-se para aquela cidade.

Dulcina de Moraes morreu em 1996 e deixou um enorme legado nas artes cênicas e na história do Brasil e, especialmente, no centro histórico do Rio, onde dá nome a um dos equipamentos culturais mais bacanas da cidade.

Na foto, Dulcina de Moraes nos palcos então Teatro Regina, encenando 'Pigmaleão', em 1942. A foto é do Acervo CEDOC-Funarte.

Fontes:
http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/atores-do-brasil/dulcina-atriz-e-teatro/

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa245136/dulcina-de-moraes

http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/atores-do-brasil/biografia-de-dulcina-de-moraes/

Com Funarte, Centro de Artes Cênicas da Funarte


PARABÉNS PARA O NOSSO AUTOR E PRODUTOR!!!Hoje é aniversário do nosso amado Daniel Porto. São 27 anos de muita coisa boa ...
31/01/2019

PARABÉNS PARA O NOSSO AUTOR E PRODUTOR!!!

Hoje é aniversário do nosso amado Daniel Porto. São 27 anos de muita coisa boa para o teatro. Em nome de toda equipe, obrigada por tudo, querido!

Vocês querem saber um pouco mais sobre ele? Sigam a história:

Daniel Porto iniciou a carreira de dramaturgo com apenas 20 anos de idade. Já na sua estreia, em 2013, com ‘O Pastor’, ele foi elogiado por Bárbara Heliodora, que colocou a peça n’O Globo Indica, o crivo de boa qualidade da mais temida crítica teatral de todos tempos. Também foi indicado à categoria de melhor autor no Prêmio Botequim Cultural daquele ano por esse espetáculo.
‘Lady Christiny’, direção de Maria Maya (2016), ficou entre as cinco melhores peças em cartaz do Rio de Janeiro e recebeu quatro estrelas da Veja Rio. ‘Volúpia da Cegueira’ (2016) foi sucesso de crítica e público.

Em 2018, além de ‘Acabou o Pó, Daniel teve mais cinco textos em cartaz: ‘O Lago dos Cisnes’, adaptação da obra de Tchaikovscky para o universo do teatro infantil, com Juliana Martins, em outubro e novembro, no Teatro XP. Em maio, foi a vez do texto de “Cafona Sim e Daí? Uma homenagem’, em comemoração aos 95 anos do ator Sergio Britto. Em setembro, foi a vez de ‘Misericórdia’, protagonizada por Cacau Protásio e direção de Zéu Brito. Ainda teve ‘Volúpia ou Cegueira’, que circulou no estado de São Paulo, como parte da Caravana Petrobras; e o infantil ‘Pedro e o Lobo’ cumpriu temporada no Teatro Ziembbinski e no Teatro Bangu Shopping.

Neste ano a fábrica continua a pleno v***r. Nosso Daniel já tem cinco projetos em curso: ‘A Miss’, direção Tuca Andrada; ‘A Boneca’, direção Michel Blois e Maria Maya; ‘A Gente Finge Que Não Vê’, direção Rose Abdallah; ‘Um Professor’, direção Alexandre Lino; e ‘Tia Glorinha’, com Cristina Pereira.

Além de assinar o texto de ‘Acabou o Pó’, Daniel Porto final com recursos próprios a remontagem e as duas temporadas da peça.

Querem saber qual é o melhor presente para dar para o Daniel? A sua presença na plateia de 'Acabou o Pó'. Estamos em cartaz até 11 de fevereiro,

Estamos muito muito muito felizes de terminar nossa temporada no teatro Dulcina assim!!! Agradecemos a todos que foram p...
29/01/2019

Estamos muito muito muito felizes de terminar nossa temporada no teatro Dulcina assim!!! Agradecemos a todos que foram prestigiar a nossa peça.

Um grande obrigado ao Teatro Dulcina pela parceria no espetáculo e pelo acolhimento de toda equipe.



@ Teatro Dulcina

Tem, mas está acabando! Corram, Lolas, corram: hoje é a última segunda de Janeiro que ficamos em cartaz! É às 19h, no Te...
28/01/2019

Tem, mas está acabando!

Corram, Lolas, corram: hoje é a última segunda de Janeiro que ficamos em cartaz!
É às 19h, no Teatro Dulcina - Rua Alcindo Guanabara, 17, Cinelândia, Centro.

Venham todxs!!!

27/01/2019

DESCARREGO JÁ!!!

Hoje, às 19h, no Teatro Dulcina. apresentamos mais antídoto contra o baixo astral: ‘Acabou o Pó’. Afinal, RIR É SEMPRE O MELHOR REMÉDIO!!!

Venham todxs!

26/01/2019

AMAMOS DONA DULCINA!!!

Kelly e Nena dão o recado: A peça 'Acabou o Pó' está 'hospedada' na casa de uma das maiores estrelas do teatro nacional. Só para lembrar mais uma vez: estamos em cartaz no Teatro Dulcina, aos domingos e segundas, às 19h. E corre porque a temporada está terminando, talquei?

Mas voltando para a história desse equipamento cultural do centro histórico do Rio e da baphônica-iluminada-borbulhante e tudo de maravilhosa Dulcina de Moraes, queremos que vocês entendam a dimensão dessa artista. Leiam este textinho - relativamente longo, mas história bonita precisa de mais do q 280 caracteres, né gente?

"Nascida em 3 de fevereiro de 1908, na cidade de Valença (RJ), no Vale do Paraíba, Dulcina de Moraes conviveu com o teatro desde a infância, tendo como primeiros professores seus pais, Conchita e Átila de Moraes, ambos atores. Fez sua estreia oficial aos 15 anos e logo criou um estilo próprio de interpretação, marcado pela elegância, a valorização do texto e a agilidade no tempo de comédia. Estrela de sucessos como a peça Chuva (de Somerset Maugham), foi no comando da Companhia Dulcina-Odilon (com o marido, o ator Odilon Azevedo) que trouxe mudanças decisivas para o teatro. Entre elas, estão a regularização da profissão de ator, a abolição do ponto e a instituição de folga às segundas-feiras para os profissionais de teatro.

Outra contribuição fundamental de Dulcina para as artes cênicas no Brasil se deu em 1955, quando criou a Fundação Brasileira de Teatro (FBT), instituição pioneira na formação de atores e profissionais teatrais no país. Em 1972, mudou-se para Brasília, para onde transferiu a FBT, que seria o embrião da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, fundada em 1982 e até hoje atuante em Brasília, onde Dulcina faleceu, aos 88 anos, em 28 de agosto de 1996.

Reverenciada por grandes atrizes como Bibi Ferreira, Nathália Timberg e Fernanda Montenegro (que a considera a maior personalidade do teatro brasileiro no século 20), Dulcina de Moraes construiu grande parte de sua história no teatro que leva seu nome, na Rua Alcindo Guanabara, nº 17, no Centro do Rio. Fundado em 5 de dezembro de 1935 (com o nome de Teatro Regina), foi lá que a atriz criou a Companhia Dulcina-Odilon, estrelou inúmeras peças e estabeleceu a FBT, cujas aulas eram dadas nas dependências do Teatro Dulcina.

Nas décadas seguintes, o espaço abrigou temporadas emblemáticas de companhias como a Teatro Cacilda Becker, Tonia-Celi-Autran e, já nos anos 80, Asdrúbal Trouxe o Trombone. Foi lá também que o público assistiu aos primeiros shows do Projeto Pixinguinha, a partir de agosto de 1977 – mesmo ano em que o Teatro Dulcina foi vendido pela atriz para o Governo Federal, que delegou sua administração ao Serviço Nacional de Teatro. Somente em 1984, no entanto, ele passou a funcionar sob a administração da Funarte, que realizou a reforma mais recente no espaço entre 2010 e 2011, quando o Teatro Dulcina foi reaberto, mantendo as características arquitetônicas art déco que fazem parte de sua história."

Fonte: http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/atores-do-brasil/dulcina-atriz-e-teatro/

OLHA O   AÍ, POVO!!!Como já alertamos ontem, corram, queridxs, corram! Estamos fazendo nossas últimas apresentações no T...
24/01/2019

OLHA O AÍ, POVO!!!

Como já alertamos ontem, corram, queridxs, corram! Estamos fazendo nossas últimas apresentações no Teatro Dulcina, cujo palco ocupamos com a felicidade de sempre. estar em cena é a nossa melhor resistência.

Quando fechamos a temporada em Ipanema não imaginávamos que 'Acabou o Pó' iria começar 2019 voltando ao cartaz. Aconteceu e está sendo muito bacana apresentar esta comédia, que é quase de costumes e também resgata um pouco do besteirol dos anos 80, neste espaço cultural tão rico de história e de amor pela arte.

Então, venham todxs já. Esse drama todo é só para dizer que RIR É SEMPRE O MELHOR REMÉDIO e estamos muito felizes em fazer isso com vocês na plateia.

A foto é do Mauro Senna, do Circuito Geral.

SERVIÇO:

ACABOU O PÓ
Comédia de Daniel Porto, direção de Daniel Dias da Silva, com os atores Anderson Cunha e Celso André.

Sinopse: Comédia teatral que faz um recorte da vida de Nena (Anderson Cunha) e Kelly (Celso Andre), vizinhas e confidentes, que entre um café e outro falam de tudo e todos e se metem em mil e uma confusões.

Local: Teatro Dulcina – Rua Alcindo Guanabara, 17, Cinelândia, Centro.
Telefone da bilheteria: (21) 2240-4879
Dias e horário: Domingos e segundas, sempre às 19h
Temporada: de 6 de janeiro a 11 de fevereiro
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Duração: 60 minutos
Ocupação: 429 lugares
Classificação etária: 12 anos

Sabem como a Nena e a Kelly mantêm o pique? Nossas maravilhosas, ou melhor, os atores Anderson Cunha e Celso André, come...
23/01/2019

Sabem como a Nena e a Kelly mantêm o pique?

Nossas maravilhosas, ou melhor, os atores Anderson Cunha e Celso André, começaram a treinar Pilates em outubro passado, quando começaram os ensaios de ‘Acabou o Pó’. A Glück Pilates é especialista em felicidade corporal e apoiam o nosso espetáculo desde então.

Na foto, o instrutor Dr. Alê Costa e nosso elenco na versão civil.

Se você ainda não começou a cuidar do corpo, nosso conselho de sempre é: corram, Lolas, corram ( e pratiquem Pilates!), porque a temporada de ‘Acabou o Pó’ vai terminar e RIR SEMPRE É O MELHOR REMÉDIO!!!

22/01/2019

NENA NÃO SE AGUENTA QUANDO OUVE UMA FOFOCA.

Nossa temporada no Teatro Dulcina esta uma delícia!!!!

Casas cheia Domingos e Segundas!

Vem você também rir com Nena e Kelly!

Semana que vem acaba, ném!

ACABOU O PÓ
DOMINGOS E SEGUNDAS
ÀS 19H
ATÉ 28 DE JANEIRO

21/01/2019

FORÇA NA PERUCA!!!

Comece a semana dando um gás na alegria: hoje, às 19h, tem mais uma sessão de ‘Acabou o Pó’, no Teatro Dulcina - Rua Alcindo Guanabara, 17, Cinelândia.

A peça faz um recorte bem-humorado do cotidiano de Nena e Kelly, duas vizinhas e confidentes, típicas donas-de-casa do subúrbio, resgatando o besteirol carioca dos anos 80.

O texto e a realização são de Daniel Porto. Em cena, os atores Anderson Cunha (Nena) e Celso Andre (Kelly) são dirigidos por Daniel Dias da Silva.

Entre um café e outro, essas mulheres não deixam nada escapar no tête-à-tête hilariante que desfiam seu veneno cômico: tem fofoca de ex-marido, tem criança perdida na creche e até o carro do ovo passa em ‘Acabou o Pó’

Venham todxs!!!

SERVIÇO:

ACABOU O PÓ

Reestreia: 6 de janeiro, domingo, às 19h, no Teatro Dulcina

Comédia de Daniel Porto, direção de Daniel Dias da Silva, com os atores Anderson Cunha e Celso André.

Sinopse: Comédia teatral que faz um recorte da vida de Nena (Anderson Cunha) e Kelly (Celso Andre), vizinhas e confidentes, que entre um café e outro falam de tudo e todos e se metem em mil e uma confusões.

Local: Teatro Dulcina – Rua Alcindo Guanabara, 17, Cinelândia, Centro.

Telefone da bilheteria:(21) 2240-4879

Dias e horário: Domingos e segundas, sempre às 19h

Temporada: de 6 a 28 de janeiro

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

Duração: 1 hora

Ocupação: 429 lugares

Classificação etária: 12 anos


Endereço

Brasil

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Acabou o Pó posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Acabou o Pó:

Compartilhar