02/04/2022
O cíngulo
O cíngulo (do latim cingulum, cinto) é um cordão, comumente de lã trançada, utilizado por todos os ministros para ajustar a alva à cintura durante as celebrações litúrgicas:
“A alva (...) será cingida à cintura pelo cíngulo, a não ser que o seu feitio a dispense”
(IGMR, n. 336).
Nota-se que, assim como o amito, o cíngulo é dispensável caso a alva ajuste-se ao corpo do ministro. Porém, mesmo aparentemente dispensado, o cíngulo sempre deve ser utilizado, garantindo que de fato a alva esteja de fato ajustada, facilitando assim a mobilidade do ministro durante a celebração.
O sentido do cíngulo é duplo: por um lado, indica a prontidão para o serviço, simbolismo derivado de seu uso prático que acabamos de mencionar; e por outro recorda a virtude da pureza, pois ao cingir os rins, o ministro simboliza o desejo de dominar o fogo das paixões.
Quanto à cor do cíngulo, pode ser sempre branca ou seguir a cor litúrgica do ofício celebrado. Recomenda-se que o uso do cíngulo nas cores litúrgicas seja feito preferencialmente pelos ministros ordenados (diáconos, presbíteros e bispos). Os ministros não ordenados, como acólitos e leitores, façam preferencialmente uso do cíngulo na cor branca.