11/02/2026
A fotografia amazônica ganha destaque em Vetores Vertentes Fotógrafas do Pará, em cartaz no . A mostra convida o público a ser transportado para um universo plural de imagens, narrativas e experiências que atravessam diferentes tempos e territórios.
Idealizada pelo Museu das Mulheres, reúne 11 artistas paraenses de três gerações, com produções dos anos 1970 à atualidade. Participam Cláudia Leão, Bárbara Freire, Paula Sampaio, Walda Marques, Leila Jinkings, Evna Moura, Renata Aguiar, Nailana Thiely, Nay Jinknss, Deia Lima e Jacy Santos. O recorte evidencia a potência do olhar feminino sobre identidade, memória, ancestralidade, território e resistência.
Com mais de 160 obras, entre fotografias, vídeos, instalações, documentos e experimentações visuais, a exposição amplia a experiência com recursos tecnológicos e sensoriais, como realidade virtual e instalação olfativa, além de oficinas e ações culturais para diferentes públicos.
De 11 de fevereiro a 30 de março, no térreo e nas galerias do 2º andar do CCBB RJ.