Cabo Delgado Acorda

Cabo Delgado Acorda Uma página focada no ativismo político, social e cultural. Lutamos por um Cabo Delgado mais pacífico

26/12/2025

Hoje comemoro 5 anos no Facebook. Obrigado pelo apoio contínuo de vocês, que foi indispensável para mim. 🙏🤗🎉

20/11/2025

Recebi mais de 1.000 reações em um dos meus posts na semana passada. Agradeço a todos pelo apoio! 🎉

Governo aprova decreto que classifica bens e locais históricosO Conselho de Ministros aprovou o decreto que classifica o...
19/11/2025

Governo aprova decreto que classifica bens e locais históricos

O Conselho de Ministros aprovou o decreto que classifica os bens e locais históricos declarados património da Luta de Libertação Nacional.

O facto foi revelado pelo porta-voz do Conselho de Ministros, Inocêncio Impissa, que sublinhou que a classificação visa garantir a proteção, preservação e valorização do património da Luta de Libertação Nacional, de acordo com a legislação referente a matéria.

Constituem património da Luta de Libertação Nacional às bases, destacamentos, centros educacionais, monumentos, penitenciárias da Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), a polícia política de Portugal, incluindo espólio e arquivos.

Impissa, que igualmente é ministro da Administração Estatal e Função Pública, revelou que as autoridades realizaram um levantamento exaustivo dos locais em todo o território moçambicano.

“Foram identificados 397 locais históricos, dentre bases, destacamentos, centros educacionais, postos médicos, locais de massacres, valas comuns e monumentos comemorativos, bem como espólios e arquivos documentais relacionados com a Luta de Libertação Nacional”, disse.

Na mesma sessão, o governo foi informado sobre os exames escolares.

No total estão criados 17.822 centros de exames em todo o país, com 2.023.837 alunos inscritos. A 6ª classe é a que registou mais candidatos, num total de 830.244 alunos, e a 12ª classe com menos, com 258.550 inscritos.

Os exames da 6ª classe iniciam quinta-feira (20) e os da 12ª classe na segunda-feira (01/12).

O Executivo verificou, igualmente, a informação sobre a impressão, transporte e distribuição do livro escolar e outros materiais didácticos para o ano lectivo 2026.

Impissa assegurou que os livros estão “já em distribuição por todas as províncias”.
Sigam a nossa página Cabo Delgado Acorda

14/11/2025

Alguém pode nos ajudar a traduzir essa parábola?

Endereço

Pemba

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Cabo Delgado Acorda publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Cabo Delgado Acorda:

Compartilhar