12/12/2016
REPIDEMIA INSTALA NO PALCO A CENA DO RAP NACIONAL
Foram mais de oito horas de música.
Nada menos que 5 Dj's e mais de 30 MCs de três estados brasileiros, revezaram-se no palco da Estação de Eventos Cora Coralina , em Jaboticabal, a quase 400 quilômetros de São Paulo, durante o I Repidemia, festival colaborativo e independente, realizado na tarde e noite do feriado de 15 de novembro.
Foram oito horas de som contínua. O festival tem marca registrada e dá nome à batalha da cena independente por um espaço alternativo. Para músicos e plateia, Repidemia significa um sopro de vida, combinando a inquietude do ritmo e a rica diversidade musical do Hip Hop e a sua conexão com a rua!
O evento reuniu os mais promissores nomes do rap nacional e artistas em destaque na cena, como Rap Plus Size, da Capital, Renato Froid, de Brasília, já divulgando seu primeiro disco e Victor XAMÃ, de Manaus e vários grupos representando as riquezas do interior do estado em seu melhor estado.
Eles atraíram muitas pessoas da região para o grande encontro.
O Repidemia, concebido pelo produtor Vinilão, tem um formato colaborativo e independente que reforça o atual momento de ascensão econômica do rap nacional.
Foi o primeiro grande encontro da série em Jaboticabal(SP), que colocou lado a lado os personagens principais dessa forma de expressão.
Para os músicos, o Repidemia é uma oportunidade de divulgação de seus trabalhos e de participar do cenário atual repleto de mudanças de discursos e questionamentos.
O evento mesclou música, oficinas de artes plásticas, cerveja artesanal, alimentação e solidariedade, com doação de donativos para o Fundo Social de Solidariedade do Município.
Uma sofisticada logística e um intrincado network cultivado por Vinilão há muitos anos garantiu o encontro das agendas para um evento inesquecível.
Todos os detalhes foram cuidadosamente planejados, desde o layout do espaço até o esquema de segurança com profissionais à paisana, sem ostentação. Pulsão e profissionalismo marcaram o evento.
O evento alçou o rap ao centro da cena cultural nesta cidade do interior paulista e arrebanhou o apoio de apoiadores de peso, como o Senac Jaboticabal, Restaurante Mamma Mia, Livraria e Papelaria Lápis de Ouro, Prof. João Roberto, Polícia Militar, Entidades locais, setor produtivo, Prefeitura de Jaboticabal e pessoas, fotógrafos, videomakers e um mestre de cerimônia.
“Nosso objetivo foi o de fomentar um movimento cultural regional conectando e unindo estados e regiões diferentes em cada edição, além de fazer um intercâmbio cultural entre os artistas da nossa região e os grupos de outros estados. Além disso promover uma Batalha de Rimas(1ª Batalha do Varejão ) com diversos mc's e mc's convidados em cada edição. Também conectar outros profissionais de várias esferas artísticas garantindo, claro a sustentabilidade do evento”, destaca o idealizador, Vinícius Sacco, o DJ Vinilão.
ARTISTAS PARTICIPANTES
Victor XAMÃ (Manaus, AM)
Froid (Brasília,DF)
Rap Plus Size (São Paulo,SP)
Moio Sujo (Ribeirão Preto,SP)
Cacareco Clã (Monte alto,SP)
Amill (Taquaritinga,SP)
Aliénois (Jaboticabal,SP)
Reunião de Malokero - Bruno Mathias, Felipe Ungaretti, Deivis Henrique (Ribeirão Preto,SP)
SK Family (São Carlos, SP)
O QUE FOI OFERECIDO AO PÚBLICO?
Espaço para o skate, Oficina de DJ e Grafite, Tenda com tatuadores, Expositores de arte - Pano, Pano meu, Sendo hippie, Lioness Handmade Brasil , Pintura realizada em tela por Alex Dos Santos, Pasteis, Canollis, por Gustavo do Carmo, Refrigerante, Água, Cerveja Ecobeer, Chopp Artesanal BbeerS, Venda de Cd's, Sorteio de Brindes, Premiações aos vencedores da Batalha de Mc's pela Black Box Beatz e Switch Skateshop.
Fotos por: Jean Carlo e Maria de Sá
Texto: Denise Sacco
MTb 22.184