12/05/2021
EXPECTATIVAS
(Tony dos Santos)
Ninguém cria expectativas do nada.
Sempre esperamos algo de alguém ou de alguma coisa.
Uma hora estamos esperando ansiosos o ponteiro do relógio correr pelo campo minado,
Em outra, estamos sentados batendo o pé e o cotovelo.
Às vezes queremos do lado a pessoa certa, e esquecemos de ser essa pessoa.
Às vezes queremos estar próximos nas distâncias, mas estamos distantes quando estamos próximos.
Às vezes queremos só estar, só ter, só sentir.
Às vezes queremos só estar conosco mesmo.
No ponteiro do relógio, como em um mergulho de sereia,
Abrimos distensão na perna que nos impede de andar.
Nem sempre o caminho que andamos é certo,
Nem sempre a bifurcação é vista,
Por isso a distensão vem.
Ela é necessária,
Não se distraia!
Centramos nossas esperanças e nos apegamos a livros, canetas e sonhos.
Esperamos o ônibus,
Imaginamos aviões e praias bonitas com coqueiros e redes de vôlei.
Esperamos pelo outro na dobrada da vida, ou que o destino seja piedoso.
Nossas mãos soam.
O passado nunca está longe da gente.
Estamos vivos, mas nada nos impede de estarmos mortos por dentro.
Se até os santos morrem, quem dirá a gente?
Às vezes esperamos um amigo para um chá,
Um café sem açúcar, ou um vinho gelado com azeitonas.
Às vezes queremos baladas, festas e São João.
Aí, que esquecemos o natal:
A festa da união, da fraternidade, da vida.
E eis que continuamos na saga em busca de algo para acreditar.
Palavras são ditas, toques sentidos, vidas transpassadas.
Mas não nos abrimos para as amizades que deveriam surgir.
Na vida somos todos amantes de boas experiências,
Mas porque só nos apegamos as más?
Não se distraia principalmente com isso.
Cada pessoa tem um passo a ser dado.
Um de cada vez, recomendo.
Cada sonho sonhado deve ser cultivado, realizado, protegido.
Se vidas importam, não se distraia também nisso.
Somos frutos então de que árvore?
Somos frutos de pesadelos.
Evitamos aquilo que nos causa medo,
Pavor,
Desesperança.
Na vida, não se distrair é um dom.
É mais que isso, aliás.
É uma habilidade.
Então, não se distraia!
Se não criamos expectativas sobre as coisas, sobre as pessoas, sobre a vida,
Por que o silêncio que ensurdece?
Na vida somos sons!
Na vida somos toques!
Na vida somos experiências,
sentidos,
angustias,
distração...
Por isso, não se distraia!
Entre escolhas e expectativas,
Como um bom e silencioso admirador do nascer e do pôr do sol,
Recomendo que fique com o acontecimento.
Então, não se distraia!